Carregando... aguarde
Obras de Amilcar de Castro, Di Cavalcanti, Waltércio Caldas e outros em exposição em Vitória - Guia das Artes
Obras de Amilcar de Castro, Di Cavalcanti, Waltércio Caldas e outros em exposição em Vitória
Obras de Amilcar de Castro, Di Cavalcanti, Waltércio Caldas e outros em exposição em Vitória
A capital capixaba ganhará, no dia 20, uma nova galeria de arte, localizada no centro da cidade, no corredor cultural da rua Nestor Gomes, a Galeria Casa Tutti.
inserido em 2018-03-06 18:16:29
Conteúdo

O mês de março terá em sua agenda um importante marco na cena cultural de Vitória. A capital capixaba ganhará, no dia 20, uma nova galeria de arte, localizada no centro da cidade, no corredor cultural da rua Nestor Gomes. A Galeria Casa Tutti será um espaço dedicado a apresentar obras de artistas consagrados e a trabalhar a formação de artistas emergentes na cena das artes visuais do Espírito Santo e do Brasil.

A galeria será inaugurada com a exposição “Improvável” apresentando obras de Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Waltércio Caldas, José Bento e Gabriela Machado. “Improvável” representa a missão da galeria: auxiliar na formação de coleções privadas e no trabalho dos arquitetos que auxiliam seus clientes na compra de obras para seus projetos.

Os nomes em questão tratam-se de alguns dos maiores artistas visuais do Brasil, responsáveis pelo fortalecimento da arte brasileira no cenário mundial e que produziram algumas das obras mais marcantes das artes no país. A exposição mostra a diversidade da produção brasileira e do que ela pretende trabalhar: desenho, pintura, escultura, objeto e fotografia.

Durante a mostra, o capixaba terá oportunidade de conhecer pinturas, esculturas e desenhos que fazem parte do portfólio que consagrou cada um dos nomes presentes na mostra.

A abertura da exposição e da galeria será no sábado, dia 17 de março somente para convidados. Na terça-feira, 20 de março, o espaço será aberto para o público geral, funcionando de terça à sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados de 10 às 14 horas.

A nova galeria ficará localizada na Casa Tutti, instalada em uma edificação tombada pelo patrimônio histórico municipal. A nova galeria vai na contra mão do “cubo branco”, respeitando a história da casa com suas paredes de pedras sedimentadas com óleo de baleia e conchas. Idealizado pela artista Kyria Oliveira, o projeto conta, também, com seu ateliê e espaço para residência artística, formando um complexo cultural que tem o objetivo dinamizar a cena das artes visuais. O nome é uma homenagem ao pai de Kyria, já falecido.

Além de Kyria, outro nome importante na idealização da Galeria Casa Tutti é o de Leo Bahia. O marchand mineiro, especialista em implantação, revitalização e gestão de espaços culturais, desembarcou no Estado com objetivo de movimentar o cenário capixaba com projetos inovadores. Foi proprietário da Léo Bahia Arte Contemporânea entre os anos de 2000 e 2008, em Belo Horizonte, e responsável por revelar nomes como Marilá Dardot, Cinthia Marcelle e Laís Mhyrra, além de participar de feiras internacionais de artes em São Paulo, Buenos Aires, Miami, Nova York, Londres, Basel (Suíça), ARCO (Madrid) e Lisboa. Foi Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, também em Belo Horizonte, e foi secretário executivo do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na capital mineira. O projeto é considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil e foi desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com empresas da iniciativa privada. Os antigos prédios públicos foram transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

 

Exposição “Improvável” – Abertura da Galeria Casa Tutti

Data: 20 de março
Local: Casa Tutti – Rua Nestor Gomes, 160 – Centro – CEP: 29015-150 – Vitória – ES
Horário: de terça à sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados de 10 às 14 horas

 

Fonte: eshoje

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais