Carregando... aguarde
Obra de arte mais antiga da humanidade é descoberta na Indonésia - Guia das Artes
Obra de arte mais antiga da humanidade é descoberta na Indonésia
Obra de arte mais antiga da humanidade é descoberta na Indonésia
inserido em 2024-07-05 19:19:22
Conteúdo

 

Obra de arte mais antiga da humanidade é descoberta na Indonésia

 

Em uma caverna na ilha de Sulawesi do Sul, na Indonésia, foi encontrada aquela que pode ser a mais antiga obra de arte figurativa conhecida. Pintada há pelo menos 51.200 anos, esta composição narrativa retrata figuras humanas interagindo com um porco, tornando-se o exemplo mais antigo de arte representacional no mundo.

A pintura foi inicialmente datada em 43.900 anos através de técnicas de análise de depósitos minerais. No entanto, com tecnologias mais avançadas, pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, que estudam as imagens desde 2017, aumentaram a datação em pelo menos 4 mil anos. Outra pintura rupestre em Leang Bulu’ Sipong, previamente estimada em 44 mil anos, também foi reanalisada e é cerca de quatro milênios mais antiga.

Adhi Agus Oktaviana, arqueólogo que liderou a pesquisa, afirmou: “Nossos resultados são surpreendentes e mostram que nenhuma das artes da Era Glacial europeia é tão antiga quanto esta, com exceção de algumas descobertas controversas na Espanha”. Oktaviana refere-se à pintura rupestre mais antiga da Europa, uma espécie de escada pintada na caverna de La Pasiega (Cantábria) por neandertais há 65.000 anos, mas cuja datação é questionada por pares. Esta é a primeira vez que datas de arte rupestre na Indonésia ultrapassam a marca de 50 mil anos.

Algumas figuras humanas de Sulawesi parecem ter focinho e bico. Os pesquisadores argumentam que se trata dos teriantropos — figuras que combinam traços animais e humanos, como os deuses egípcios posteriores — mais antigos conhecidos. O fato de a arte retratar cenas reconhecíveis, ou seja, humanos e animais interagindo, indica que o artista pretendia contar uma história. Isso desafia concepções anteriores, que interpretavam a arte rupestre figurativa inicial como painéis de figura única sem narrativas intencionais evidentes, com representações pictóricas de histórias aparecendo muito mais tarde na arte europeia.

As descobertas sugerem que a narrativa foi uma parte crucial da cultura artística humana inicial na Indonésia desde tempos muito remotos. “Os humanos provavelmente contam histórias há muito mais de 51.200 anos, mas como as palavras não fossilizam, só podemos seguir por proxies indiretos, como representações de cenas na arte”, explicou Oktaviana.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Ter
26/Mar
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Sex
05/Abr
EXPOSIÇÃO BLOCO DO PRAZER -
Saiba mais
Ter
28/Mai
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Sáb
08/Jun
Exposição YVY MARÃEY - A TERRA SEM MALES -
Saiba mais
Qua
12/Jun
Match -
Saiba mais