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O Salvator Mundi de Leonardo da Vinci será oferecido na Christie's New York - Guia das Artes
O Salvator Mundi de Leonardo da Vinci será oferecido na Christie's New York
O Salvator Mundi de Leonardo da Vinci será oferecido na Christie's New York
Redescoberta em 2005, espera-se que a obra-prima do início do século XVI traga um excesso de US$ 100 milhões.
inserido em 2017-10-18 12:27:47
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Em 2011, a revelação pública dramática de Salvator Mundi   ("Salvador do Mundo") na exposição Leonardo da Vinci: Painter no Tribunal de Milão   na National Gallery em Londres causou uma sensação mundial de mídia. Pintado por um dos maiores e mais renomados artistas da história, cujas obras são extremamente raras - menos de 20 pinturas existentes são geralmente aceitas como da mão do artista - foi a primeira descoberta de uma pintura de Leonardo da Vinci desde 1909, quando a Benois Madonna , agora no Hermitage, São Petersburgo, veio à luz. 

Sem dúvida, a maior redescoberta artística do século XXI, este exemplo singular de uma pintura da Vinci em mãos privadas será oferecido como um lote especial na venda de noite de arte pós-guerra e arte contemporânea,   em 15 de novembro, em Christie's, em Nova York.

Salvator Mundi   é uma pintura da figura mais emblemática do mundo pelo artista mais importante de todos os tempos", diz Loic Gouzer, presidente da pós-guerra e arte contemporânea da Christie's em Nova York. "A oportunidade de trazer essa obra-prima para o mercado é uma honra que vem ao redor uma vez na vida. Apesar de ser criado aproximadamente 500 anos atrás, o trabalho de Leonardo é tão influente para a arte que está sendo criada hoje como foi nos séculos 15 e 16. Sentimos que oferecer essa pintura no contexto de nossa Venda de Noite Pós-Guerra e Contemporânea   é um testemunho da relevância duradoura dessa imagem.

Leonardo da Vinci, Salvator Mundi.Óleo no painel de nogueira.Dimensões do painel 25 1316 x 17 1516 polegadas (64,5 x 45,1 cm) topo;17¾ polegadas (45,6 cm) de fundo;Dimensões da imagem pintada 15x x 17½ polegadas (64,5 x 44,7 cm).Estimativa a pedido.Este trabalho será oferecido como um lote especial na Venda de Noites de Arte Pós-Guerra e Arte Contemporânea em 15 de novembro na Christie's in New

Leonardo da Vinci, Salvator Mundi. Óleo no painel de nogueira. Dimensões do painel: 25 13/16 x 17 15/16 in (64,5 x 45,1 cm) topo; 17¾ polegadas (45,6 cm) de fundo; Dimensões da imagem pintada: 15 × x 17½ polegadas (64,5 x 44,7 cm). Estimativa a pedido. Este trabalho será oferecido como um lote especial na venda de noite da arte pós-guerra e artística em 15 de novembro na Christie's, em Nova York

A sua inclusão na exposição histórica da Galeria Nacional de 2011-12 - a exibição mais completa das raras pinturas sobreviventes de Leonardo já realizadas - veio depois de mais de seis anos de pesquisa e pesquisa meticulosa para documentar a autenticidade da pintura. Este processo começou pouco depois de a pintura ter sido descoberta - fortemente velada com overpaints, há muito confundido com uma cópia - em um pequeno leilão regional nos Estados Unidos.

Os novos proprietários da pintura avançaram com admirável cuidado e deliberação na limpeza e restauração da pintura, pesquisa e documentação completa, e examinando com cautela sua autenticidade com as principais autoridades mundiais sobre as obras e a carreira do mestre milanesa. Dianne Dwyer Modestini, a conservadora que restaurou o trabalho em 2007, lembra a sua excitação depois de retirar as primeiras camadas de pintura excessiva, quando ela começou a reconhecer que a pintura era pelo próprio mestre. "Minhas mãos tremiam", diz ela. "Eu fui para casa e não sabia se eu estava louco". 

O que é conhecido com certeza é que pertencia ao rei Charles I (1600-1649), onde é registrado no inventário da coleção real elaborada um ano após sua execução

A pintura desapareceu de 1763 até 1900, quando - sua autoria de Leonardo, origens e ilustre história real inteiramente esquecida - foi adquirida por Sir Charles Robinson, que comprou a imagem como uma obra do seguidor de Leonardo, Bernardino Luini, da Cook Collection, Doughty Casa, Richmond. Por esse tempo, o rosto e os cabelos de Cristo haviam sido repintados extensivamente. Uma fotografia realizada em 1912 registra a aparência alterada do trabalho.

Na dispersão da Cook Collection, o trabalho foi finalmente consignado em leilão em 1958, onde obteve £ 45, após o que desapareceu mais uma vez por quase 50 anos, emergindo apenas em 2005 - sua história ainda esquecida - quando foi comprada de um Propriedade americana. 

Em 2007, Dianne Dwyer Modestini, pesquisadora sênior e Conservadora do Programa Kress em conservação de pinturas no Centro de Conservação do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York realizou uma extensa restauração de Salvator Mundi   . O Dr. Modestini documentou extensivamente o estado de preservação da pintura e seu processo de conservação, concluindo que a pintura era, de fato, uma autógrafa de Leonardo da Vinci.  

As duas mãos de Cristo, os cachos exquisitamente renderizados de seus cabelos, o orbe e muitas das suas cortinas são, de fato, notavelmente bem preservados e perto de seu estado original

As duas mãos de Cristo, os cachos exquisitamente renderizados de seus cabelos, o orbe e muitas das suas cortinas são, de fato, notavelmente bem preservados e perto de seu estado original

As duas mãos de Cristo, os cachos exquisitamente renderizados de seus cabelos, o orbe e muitas das suas cortinas são, de fato, notavelmente bem preservadas e próximas do seu estado original. Além disso, a pintura mantém uma presença notável e um sentimento assustador de mistério que é característico das melhores pinturas de Leonardo. Acima do olho esquerdo (logo que olhamos), ainda estão visíveis as marcas que Leonardo fez com o calcanhar da mão para suavizar a carne ", como Martin Kemp observou. "O rosto é muito suavemente pintado, que é característico de Leonardo depois de 1500. E o que muito se liga a Leonardo, mais tarde, é um sentimento de movimento psicológico, mas também de mistério, de algo que não é conhecido. E ele o desenha, mas ele não lhe fornece respostas .... Tem a estranha estranheza que as pinturas posteriores de Leonardo manifestam. 

Acima do olho esquerdo (bem como olhamos para isso), ainda estão visíveis as marcas que Leonardo fez com o calcanhar de sua mão para suavizar a carne

Acima do olho esquerdo (bem como olhamos para isso), ainda estão visíveis as marcas que Leonardo fez com o calcanhar de sua mão para suavizar a carne ", como Martin Kemp observou

Como a possibilidade da autoria de Leonardo tornou-se clara, foi decidido mostrar a pintura a um grupo de especialistas internacionais e especialistas nas obras de Leonardo, de modo que um consenso informado sobre sua atribuição possa ser obtido. A fase inicial da conservação da pintura foi concluída no outono de 2007. Naquela época, a pintura foi vista por Mina Gregori (Universidade de Florença) e Sir Nicholas Penny (então, Chefe Curador de Escultura, Galeria Nacional de Arte , Washington, DC, posteriormente diretor da National Gallery, Londres). O estudo e o exame da pintura por um painel de estudiosos internacionais resultaram em um amplo consenso de que Salvator Mundi   foi pintado por Leonardo da Vinci.

 
O estudo e o exame da pintura por um painel de estudiosos internacionais resultaram em um amplo consenso de que Salvator Mundi   foi pintado por Leonardo da Vinci

Em 2008, a pintura foi estudada no Metropolitan Museum of Art pelos curadores de museu Carmen Bambach, Andrea Bayer, Keith Christiansen e Everett Fahy, e por Michael Gallagher, Chefe do Departamento de Conservação de Pinturas. No final de maio do mesmo ano, a pintura foi levada para The National Gallery, em Londres, onde foi estudada em comparação direta com The Virgin of the Rocks, A pintura de Leonardo aproximadamente na mesma data. Vários dos principais estudiosos de Leonardo do mundo foram convidados a estudar as duas pinturas juntas. Entre eles, Carmen Bambach do Museu de Arte Metropolitano, David Allan Brown (Conservador de Pintura Italiana, Galeria Nacional de Arte, Washington, DC), Maria Teresa Fiorio (Raccolta Vinciana, Milão), Martin Kemp (Universidade de Oxford), Pietro C Marani (Professor de História da Arte no Politecnico de Milão) e Luke Syson, Curador de Pinturas Italianas na Galeria Nacional, que seria o curador da exposição, Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão. Mais recentemente, após a conclusão do tratamento de conservação em 2010, a pintura foi novamente examinada em Nova York por várias das anteriores, bem como por David Ekserdjian (Universidade de Leicester).

Mais uma vez, houve um amplo consenso de que Salvator Mundi   foi pintado por Leonardo da Vinci e que é a única pintura original da qual dependem as várias cópias e versões estudantis. As opiniões individuais variam ligeiramente em matéria de namoro - a maioria dos especialistas em consultoria colocam a pintura no final do período milanesa de Leonardo na década de 1490, contemporâneo com The Last Supper , enquanto outros acreditam que seja um pouco mais tarde, pintados em Florença (onde O artista mudou-se em 1500), contemporâneo com a Mona Lisa .

Leonardo da Vinci, Mona Lisa, cerca de 1502. Musée du Louvre, Paris.Photo Scala Art Resource

Leonardo da Vinci, Mona Lisa , cerca de 1502. Musée du Louvre, Paris. Foto: Scala / Art Resource

As razões para o consenso acadêmico invulgarmente uniforme de que a pintura é um trabalho de autógrafos de Leonardo são várias, incluindo a relação mencionada anteriormente da pintura com os dois desenhos preparatórios de autógrafos no Castelo de Windsor; Sua correspondência com a composição do 'Salvator Mundi' documentada no gravador de Wenceslaus Hollar de 1650; e é a sua superioridade manifesto para as mais de 20 versões pintadas conhecidas da composição. Além disso, a extraordinária qualidade da imagem - notadamente a mão da benção e o cabelo - e sua estreita adesão ao estilo das pinturas conhecidas de Leonardo a partir de 1500, solidificou esse consenso. 

Poderosamente evidência convincente de autoria de Leonardo foi fornecido pela descoberta de inúmeros  pentimenti  - ideias composicionais preliminares, posteriormente alterados pelo artista na pintura acabada, mas não reflete no ataque ou cópias pintadas. O mais proeminente - uma primeira posição para o polegar na mão da benção, mais vertical do que na imagem acabada - foi descoberta e fotografada durante o processo de conservação. 

A evidência poderosa e convincente da autoria de Leonardo foi fornecida pela descoberta de vários pentimenti, como na palma da mão esquerda vista através do orbe transparente

A evidência poderosa e convincente da autoria de Leonardo foi fornecida pela descoberta de váriospentimenti , como na palma da mão esquerda vista através do orbe transparente

Outros pentimenti   foram observados através da imagem infravermelha. Luke Syson observa vários desses "menores ajustes dos contornos em outro lugar" (como na palma da mão esquerda vista através do orbe transparente). "Tais mudanças de mente", ele escreve, "são típicas de Leonardo e seria surpreendente em uma cópia de um projeto existente. A cabeça talvez fosse executada com a ajuda de um desenho animado; Quando a imagem é examinada em infravermelho, spolveri - pouncing - pode ser visto correndo ao longo da linha do lábio superior. O resto do corpo tem um underdrawing muito mais lento e escovado, com pequenas mudanças de mente. Esta combinação de preparação cuidadosa para a cabeça e improvisação muito maior para o corpo é característica de Leonardo.

"A técnica de pintura é próxima da  Mona Lisa   e do  São João Batista ", continua Syson, o rosto em particular construído com múltiplas camadas de tinta extremamente finas, outro aspecto técnico que torna certezada a autoria de Leonardo. Como ambas as imagens, Salvator Mundi   pode muito bem ter sido pintado durante um longo período de tempo.  

Exames técnicos e análises demonstraram a consistência dos pigmentos, meios de comunicação e técnica descobertos em Salvator Mundi   com os conhecidos por terem sido usados por Leonardo. Syson observa particularmente o uso de preciosos lapis lazuli na roupa azul celestial de Cristo, uma prática incomum nesta data, sugestiva da opulência da comissão.

As muitas mudanças, grandes e pequenas, que Leonardo fez no processo de criação de Salvator Mundi ... falam sobre a natureza investigadora de seu gênio

Em sua pintura, Leonardo apresenta Cristo como ele se caracteriza no Evangelho de João 4:14: "E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como o Salvador do Mundo". Cristo olha fixamente para o espectador, levemente barbeado com cachos castanhos, segurando uma esfera de cristal na mão esquerda e oferecendo bênção com a direita. Como Martin Kemp observou (em um ensaio inédito), "... O Salvador, literalmente, mantém o bem-estar do mundo e seus habitantes na palma da mão". O formato segue o precedente do "Cristo Pantocrator" ("Governante de todos" ou "Sustentador do mundo") das tradições ortodoxas orientais, comum em imagens religiosas que datam de mosaicos bizantinos, embora o Cristo de Leonardo seja retratado como resolutamente humano - incomum em desta vez - falta como ele faz uma coroa ou um halo.

O orbe de Cristo é um emblema da realeza, bem como um símbolo do próprio mundo. Como vários autores observaram, as minúsculas manchas e as inclusões que Leonardo tem cuidadosamente reproduzidas no orbe indicam que ela deve ser feita de cristal de rocha, a forma mais pura de quartzo e amplamente acreditado no Renascimento para possuir poderes mágicos formidáveis. Os cristais de rocha cortados na Antiguidade foram colocados em relicários desde a Idade Média, dando as sagradas associações sagradas. Portanto, a própria substância do globo, bem como a perfeição de sua forma esférica regular e contínua, dá-lhe uma essência quase milagrosa. 

"A esfera perfeita é vista para conter e transmitir a luz do mundo", como observa Syson, e Leonardo enfocou sua técnica de pintura incomparável em transmitir sua transparência e convexidade. Leonardo tinha um interesse bem conhecido em minerais que exibiam propriedades ópticas especiais. O próprio artista escreveu em um tratado científico que a luz que atravessa "corpos diáfanos" como vidro ou cristal produz o mesmo efeito como se nada interveio entre o objeto sombreado e a luz que cai sobre ele ". Modestini observa as inclusões no orbe que "eles são surpreendentes ao microscópio. Cada um deles foi descrito por um tom médio pintado, suportado por um curlicue de branco e uma sombra escura. Eles variam em tamanho e disposição e são cada um um pouco diferentes, dependendo da queda de luz. Somente Leonardo,

Se o formato da pintura é deliberadamente arcaico em sua frontalidade simétrica - Syson e outros autores notaram a dependência de Leonardo aqui sobre a figura de benção de Cristo a partir do painel central de um poliptico do século XV de Giotto e sua oficina (North Carolina Museum of Art Raleigh) - a execução do rosto e das mãos de Cristo é inteiramente nova na história da pintura e exclusiva do peculiar gênio de Leonardo. O rosto impecável, quase divinamente belo que emerge misteriosamente das sombras mais profundas, os olhos quase sobrenaturalmente penetrantes que transmitem uma profundidade psicológica, emocional e espiritual irresistível, não têm paralelos na pintura ocidental até a criação de Mona Lisa   e St. John the Batista  (ambos, Louvre), obras pintadas por Leonardo em torno de 1500 e as comparações mais óbvias em estilo e forma ao Salvator Mundi .

As muitas mudanças, grandes e pequenas, que Leonardo fez no processo de criação de Salvator Mundi  surgiu apenas no processo de limpeza. A mudança dramática na posição do polegar na mão de benção de Cristo, o reposicionamento da palma que mantém o orbe, os movimentos significativos para as bandas que atravessam a estola e o reposicionamento do ornamento de jóias anexado à sua roupa sob a faixa do pescoço. fale com o primado e a originalidade da pintura e com a sua autenticidade como original de Leonardo. Mas eles também falam da natureza de sondagem do gênio de Leonardo, da experimentação implacável, da curiosidade e do perfeccionismo que o levaram a abandonar, insatisfeito, a maioria das pinturas que ele iniciou e resultou em um pequeno conjunto de obras-primas acabadas que se classificam entre as mais enigmáticas e obras assustadoras na história do art. 

Que a redescoberta do Salvator Mundi   é uma adição de uma vez em um século a este pequeno, mas monumentalmente influente, o corpus é, por si só, motivo mais do que suficiente para comemorar seu retorno; que a pintura também é uma obra-prima profundamente movente, afetuosa e evocativa por este grande gênio do Renascimento é quase milagrosa em si mesma. 

Antes de uma exposição pré-venda prolongada em Nova York (28 de outubro a 4 de novembro), Christie's irá visitar esta pintura excepcional para locais-chave em todo o mundo, incluindo Hong Kong (13-16 de outubro), São Francisco (18 a 20 de outubro) e Londres (24-26 de outubro).

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