Carregando... aguarde
O autorretrato oculto de Van Gogh descoberto em quadro com ajuda de raio-X - Guia das Artes
O autorretrato oculto de Van Gogh descoberto em quadro com ajuda de raio-X
O autorretrato oculto de Van Gogh descoberto em quadro com ajuda de raio-X
inserido em 2022-07-15 17:55:00
Conteúdo
Imagem de raio-X revela a pintura escondida de Vincent van Gogh
CRÉDITO,NATIONAL GALLERIES OF SCOTLAND/ Legenda da foto, Imagem de raio-X revela pintura escondida de Vincent van Gogh

Um autorretrato até agora desconhecido do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) foi descoberto escondido no verso de outra pintura sua.

Especialistas das Galerias Nacionais da Escócia fizeram a descoberta ao fazer uma radiografia da tela antes de uma exposição.

O autorretrato estava coberto por camadas de cola e papelão no verso de um trabalho anterior chamado Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa).

O artista reutilizava telas para economizar, virando-as e depois trabalhando do outro lado.

Van Gogh não teve sucesso em vida. Sua fama só veio após sua morte em 1890, aos 37 anos.

Ele tornou-se uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental.

Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)CRÉDITO,NATIONAL GALLERIES OF SCOTLAND/ Legenda da foto, Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)

No ano passado, uma de suas obras, Cena de Rua em Montmartre, até então nunca exibida ao público, foi a leilão e terminou vendida a 14 milhões de euros (R$ 76 milhões).

A conservadora (pessoa que cuida do estado de conservação de obras de arte) da galeria, Lesley Stevenson, disse que ficou "chocada" ao encontrar o artista "nos encarando".

"Quando vimos o raio-X pela primeira vez, é claro que ficamos muito animados. Esta é uma descoberta significativa porque acrescenta ao que já sabemos sobre a vida de Van Gogh", afirmou.

A curadora Frances Fowle com CRÉDITO,NATIONAL GALLERIES OF SCOTLAND/ Legenda da foto, Curadora Frances Fowle com "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)"

Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesaentrou na coleção do museu National Gallery of Scotland em 1960, como parte de um presente de um advogado de Edimburgo.

A pintura mostra uma mulher da cidade de Nuenen, no sul da Holanda, onde o artista viveu de dezembro de 1883 a novembro de 1885.

Acredita-se que Van Gogh pintou o autorretrato do outro lado em outro momento importante de sua carreira, depois que se mudou para Paris e foi exposto ao trabalho dos impressionistas franceses.

Cerca de 15 anos após sua morte, Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesafoi emprestado para uma exposição no museu Stedelijk, de Amsterdã.

Lado de trás da pintura CRÉDITO,NATIONAL GALLERIES OF SCOTLAND/ Legenda da foto, Autorretrato está escondido sob cola e papelão

Teria sido durante esse empréstimo que a tela foi colada no papelão antes de ser emoldurada. O quadro da mulher camponesa teria sido considerado mais "bem acabado" do que o autorretrato do outro lado.

A pintura mudou de mãos diversas vezes e em 1923 foi adquirida por Evelyn St Croix Fleming, cujo filho, Ian, criou o personagem James Bond.

O quadro chegou à Escócia só em 1951, tendo entrado na coleção de Alexander e Rosalind Maitland, que mais tarde a doaram ao NGS.

Especialistas da galeria disseram que é possível revelar o autorretrato escondido, mas que o processo de remoção da cola e do papelão exige um delicado trabalho de conservação.

A pesquisa está em andamento para descobrir como isso pode ser feito sem prejudicar a pintura no lado da frente.

Os visitantes de uma exposição em Edimburgo poderão ver a imagem de raios-X pela primeira vez através de uma caixa de luz especialmente criada.

O autorretrato mostra um homem barbudo com um chapéu de abas e com um lenço amarrado na garganta. Ele mira o espectador com um olhar intenso — com o lado direito do rosto na sombra e a orelha esquerda claramente visível.

A professora Frances Fowle, curadora de Arte Francesa nas Galerias Nacionais da Escócia, disse que a descoberta é "um presente incrível para a Escócia".

Ela disse: "Momentos como esse são incrivelmente raros. Descobrimos uma obra desconhecida de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e populares do mundo".

Vários desses autorretratos e outras obras foram encontrados anteriormente pintados no verso de telas anteriores do período em que o artista esteve em Nuenen.

Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62161809

 

Fonte: BBC News

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais