Carregando... aguarde
Novo recorde: Birkin de ouro e diamantes leiloada por 380 mil dólares - Guia das Artes
Novo recorde: Birkin de ouro e diamantes leiloada por 380 mil dólares
Novo recorde: Birkin de ouro e diamantes leiloada por 380 mil dólares
A bolsa exclusiva da casa francesa foi vendida pela Christie's a um licitador anônimo que destruiu assim o antigo recorde de 300 mil dólares.
inserido em 2017-06-01 17:58:09
Conteúdo

Uma versão exclusiva da icônica Birkin, uma das bolsa mais famosas da Hermès, foi arrematada por cerca de 380 mil dólares, tornando-se assim a bolsa mais cara da história vendida em leilão. Esta, que pertence à coleção Himalaya da casa francesa, foi considerada o “santo graal” das bolsas pela sua leiloeira, a Christie’s.

Feita de pele de crocodilo branca mate e adornada com ouro branco de 18 quilates e 205 diamantes, esta Birkin 30 causou uma disputa intensa de 15 minutos na sala de leilões da Christie’s em Hong Kong, envolvendo não só os licitadores presentes, como aqueles que estavam acompanhando o leilão pela internet e pelo telefone. O valor estimado pela leiloeira estava entre os 193 mil e os 258 mil dólares.

Assim, um licitador — que preferiu não ser identificado — levou para casa uma das bolsas mais cobiçadas do mundo e destruiu o recorde anterior de 300 mil dólares, também estabelecido por uma Birkin 30 semelhante. Esta sessão da leiloeira, que contava com outros lotes valiosos, rendeu cerca de cinco milhões de dólares.

O modelo Birkin foi inspirado na atriz e cantora inglesa Jane Birkin que, por acaso, viajou no mesmo voo que o dono da casa francesa e que se queixou a ele de como não conseguia encontrar uma boa bolsa de fim de semana em pele. Desde então, a Birkin — tal como a Kelly, inspirada na princesa Grace Kelly — tem-se estabelecido como um dos objetos mais desejados pelas mulheres de todo o mundo, chegando até a ser considerada um dos melhores investimentos a fazer.

Segundo uma análise da Baghunter, uma loja online de bolsas de alta-costura, o retorno médio anual de uma bolsa Birkin ultrapassa tanto o de ações cotadas no S&P 500, como o do ouro. Tendo em conta a inflação, o ouro contabiliza um retorno anual de 1,9%, as ações de 8,7% e a Birkin de 14,2%. Além disso, os analistas destacam a menor volatilidade do valor da bolsa, em relação aos outros ativos.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais