Carregando... aguarde
Morre o artista Julião Sarmento - Guia das Artes
Morre o artista Julião Sarmento
Morre o artista Julião Sarmento
Morreu Julião Sarmento, o idealista do erotismo e do desejo
inserido em 2021-05-05 18:30:54
Conteúdo

 

Artista perde luta para o cancro aos 72 anos. Deixa obra espalhada pelo mundo.

 

Dizia que era um artista, porque era a forma de englobar tudo o que fazia. Não sendo especificamente coisa nenhuma, abraçava todas as formas de arte, a pintura, a escultura, a fotografia, o vídeo, o desenho e até o som.

Vivia em Portugal, mas trabalhava no mundo. Julião Sarmento, o mais internacional dos nomes da arte contemporânea portuguesa, o criador que dizia que "a inspiração é uma treta" e que explorava os temas do voyeurismo, do erotismo, do sexo e do desejo como poucos, morreu esta terça-feira, aos 72 anos, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, vítima de doença oncológica.

 

Em nota de pesar, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "modernidade provocante" das suas obras e a sua "presença ímpar" neste tempo, enquanto a ministra da Cultura, Graça Fonseca, enalteceu o seu "trabalho sobre o corpo e o desejo, num erotismo simbólico e subtil que era o grande motor da sua criatividade".

Nascido em Lisboa a 4 de novembro de 1948, Julião Sarmento frequentou o curso de arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, iniciando a carreira nos anos 70.

Tem obras espalhadas pelo mundo e no ano passado tinha lançado o livro ‘Café Bissau’.

 

Fonte: CM Jornal

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais