Carregando... aguarde
Morre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin - Guia das Artes
Morre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin
Morre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin
Morre o arquiteto e designer Jorge Zalszupin, aos 98 anos
inserido em 2020-08-17 17:31:32
Conteúdo

 

Ele foi um dos responsáveis por colocar o design moderno brasileiro em destaque no mundo

 

Morreu o arquiteto e designer Jorge Zalszupin, aos 98 anos, na madrugada desta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pela filha dele, Veronica Zalszupin, nas redes sociais. O motivo da morte não foi divulgado.

De origem polonesa, Zalszupin escapou do holocausto e exilou-se na Romênia, onde cursou arquitetura, depois de ser influenciado por um livro que encontrou quando tinha 15 anos, com as letras LC em dourado, que o deixou encantado com os traços de Le Corbusier.

Trabalhou por alguns meses em Dunquerque, no norte da França. De lá, decidiu imigrar para o Brasil, inspirado na arquite tura de Oscar Niemeyer, em 1949. Impulsionado pela demanda de clientes e norteado pelos princípios modernistas, Zalszupin começa, na década de 1950, a desenhar móveis alinhados com a arquitetura da época.

Em menos de uma década, sua L’atelier já era considerada uma das mais modernas fábricas de mobiliário do país, onde produzia pequenas séries de suas criações.
Entre as peças desenhadas, foi ali que ele elaborou a famosa poltrona Dinamarquesa (1959), construída em jacarandá, com pés palito, e que, apesar do nome, tem seus braços e pés inspirados nas lindas colunas de Niemeyer para o Palácio da alvorada. “Essa foi a primeira que não criei sob encomenda. aqui começou minha nova vida”, disse Zalszupin.
Mostrando equilíbrio surpreendente entre o criar e o vender, o acreditar e o fazer, ele passou por todas as adversidades. Seu legado para o design brasileiro e mundial é inquestionável.
Zalszupin, junto aos seus contemporâneos modernistas, elevou o design moderno brasileiro, que hoje desfruta reconhecimento e relevância.

Fonte: https://vejasp.abril.com.br/cidades/morre-jorge-zalszupin/

Lamentamos o falecimento do arquiteto e designer Jorge Zalszupin (1922-2020). Zalszupin nasceu em Varsóvia na Polônia, com a invasão alemã na Segunda Guerra Mundial exilou-se na Romênia, onde cursou arquitetura. Em 1949, decidiu imigrar para o Brasil. Inspirado pela arquitetura brasileira e impulsionado pelos princípios modernistas, começa na década de 1950, a desenhar móveis alinhados com a arquitetura da época. Zalszupin foi um dos maiores nomes do design de mobiliário moderno brasileiro e um dos responsáveis pelo seu reconhecimento internacional. Em 2015, fez parte da exposição Serpa + Zalszupin na Bergamin & Gomide.


We all lament the passing of the architect and designer Jorge Zalszupin (1922-2020). Zalszupin was born in Warsaw, Poland, due to the German invasion in World War II he went into exile in Romania, where he studied architecture. In 1949, he decided to immigrate to Brazil. Inspired by Brazilian architecture and driven by modernist principles, he started in the 1950s, designing furniture aligned with the architecture of the time. Zalszupin was one of the major names in the design of modern Brazilian furniture and one of those responsible for its international recognition. In 2015, he was part of the Serpa + Zalszupin exhibition at Bergamin & Gomide.

 

Fonte: https://www.instagram.com/p/CD_5YT0H-Bv/?igshid=xc31l27eubp8

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
26/Set
EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DAPAISAGEM CARIOCA - EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DA PAISAGEM CARIOCA
Saiba mais
Sáb
26/Set
Maker Day Brasil 2020 - No próximo sábado, 26, acontece o “Maker Day Brasil 2020”. É um evento nacional, está em sua 3ª edição e este ano, por conta da pandemia, será inteiramente online. O Ibeu é um dos 24 centros Binacionais que participam, como o apoio da Embaixada dos Estado
Saiba mais