Carregando... aguarde
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão - Guia das Artes
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão
inserido em 2021-12-17 18:45:17
Conteúdo

 

A Sotheby’s anunciou que colocará em leilão duas tiaras neoclássicas utilizadas por Josephine Bonaparte, imperatriz francesa durante os primeiros anos regime de Napoleão na França.

Os adereços usados por Josephine ganharam relevância nos últimos anos conforme a imperatriz ganhou atenção dos historiadores nas últimas décadas.

Josephine BonaparteJosephine Bonaparte era conhecida por seu gosto estético refinado

Joséphine era vista como uma grande estrategista. Antes de casar-se com o imperador Napoleão, Joséphine já era casada com o nobre Visconde de Beaurhanais, que foi decapitado durante o Terror, período do governo jacobino nos anos da Revolução Francesa.

 
Em 1796, Joséphine se casou com o então general Napoleão Bonaparte. Oito anos depois, ela se tornaria Imperatriz da França e deixaria o posto após se divorciar do imperador em 1810.
 
Josephine BonaparteTiara de Josephine Bonaparte foi símbolo de poder e luxo durante era napoleônica

Joséphine guiou e popularizou o estilo neoclássico durante seu período como imperatriz e o luxo era presente em sua vida, mas não da forma opulente como a ostentada pelos Bourbon nos períodos pré-revolucionárias.

“A imperatriz Joséphine era muito mais do que apenas uma colecionadora de antiguidades. Por ser a primeira a incorporar esses retratos e entalhes em seu vestido, usando-os lado a lado com pérolas e diamantes, ela criou uma moda totalmente nova que varreu Paris e o mundo, baseada em formas neoclássicas”, afirmou Kristian Spofforth, líder do departamento de joias da Sotheby’s em Londres.

As peças devem somar o valor de 500 mil libras esterlinas juntas – pouco mais de 3 milhões de reais – e irão à leilão nessa semana, sendo marcos históricos do período napoleônico e da estética neoclássica francesa popular no início do século XIX.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais