Carregando... aguarde
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão - Guia das Artes
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão
Josephine Bonaparte: detalhes da tiara neoclássica da esposa de Napoleão que foi a leilão
inserido em 2021-12-17 18:45:17
Conteúdo

 

A Sotheby’s anunciou que colocará em leilão duas tiaras neoclássicas utilizadas por Josephine Bonaparte, imperatriz francesa durante os primeiros anos regime de Napoleão na França.

Os adereços usados por Josephine ganharam relevância nos últimos anos conforme a imperatriz ganhou atenção dos historiadores nas últimas décadas.

Josephine BonaparteJosephine Bonaparte era conhecida por seu gosto estético refinado

Joséphine era vista como uma grande estrategista. Antes de casar-se com o imperador Napoleão, Joséphine já era casada com o nobre Visconde de Beaurhanais, que foi decapitado durante o Terror, período do governo jacobino nos anos da Revolução Francesa.

 
Em 1796, Joséphine se casou com o então general Napoleão Bonaparte. Oito anos depois, ela se tornaria Imperatriz da França e deixaria o posto após se divorciar do imperador em 1810.
 
Josephine BonaparteTiara de Josephine Bonaparte foi símbolo de poder e luxo durante era napoleônica

Joséphine guiou e popularizou o estilo neoclássico durante seu período como imperatriz e o luxo era presente em sua vida, mas não da forma opulente como a ostentada pelos Bourbon nos períodos pré-revolucionárias.

“A imperatriz Joséphine era muito mais do que apenas uma colecionadora de antiguidades. Por ser a primeira a incorporar esses retratos e entalhes em seu vestido, usando-os lado a lado com pérolas e diamantes, ela criou uma moda totalmente nova que varreu Paris e o mundo, baseada em formas neoclássicas”, afirmou Kristian Spofforth, líder do departamento de joias da Sotheby’s em Londres.

As peças devem somar o valor de 500 mil libras esterlinas juntas – pouco mais de 3 milhões de reais – e irão à leilão nessa semana, sendo marcos históricos do período napoleônico e da estética neoclássica francesa popular no início do século XIX.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
21/Jan
"Abstracionismo Gráfico" -
Saiba mais
Sex
22/Jan
"Referências Abstratas" - O artista plástico italiano Renzo Eusebi abre a exposição "Referências Abstratas" para homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, no Espaço Cultural Correios Niterói.
Saiba mais
Sáb
18/Set
Buffoni, Desenhos Para A Modernidade -
Saiba mais
Qui
14/Out
Samsung Rock Exhibition Rita Lee - Exposição histórica sobre Rita Lee leva panorama da carreira e da vida da artista ao MIS
Saiba mais
Sex
22/Out
Melinda Garcia estende exposição-
Saiba mais
Seg
15/Nov
EXPOSIÇÃO “RETRATOS RELATOS” DE PANMELA CASTRO - EXPOSIÇÃO “RETRATOS RELATOS” DE PANMELA CASTRO É REABERTA AO PÚLICO NO MUSEU DA REPUBLICA, NO RIO DE JANEIRO
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Qui
16/Dez
“Luiz Aquila - A Procura da Pintura”-
Saiba mais