A Sotheby’s anunciou que colocará em leilão duas tiaras neoclássicas utilizadas por Josephine Bonaparte, imperatriz francesa durante os primeiros anos regime de Napoleão na França.
Os adereços usados por Josephine ganharam relevância nos últimos anos conforme a imperatriz ganhou atenção dos historiadores nas últimas décadas.

Joséphine era vista como uma grande estrategista. Antes de casar-se com o imperador Napoleão, Joséphine já era casada com o nobre Visconde de Beaurhanais, que foi decapitado durante o Terror, período do governo jacobino nos anos da Revolução Francesa.

Joséphine guiou e popularizou o estilo neoclássico durante seu período como imperatriz e o luxo era presente em sua vida, mas não da forma opulente como a ostentada pelos Bourbon nos períodos pré-revolucionárias.
“A imperatriz Joséphine era muito mais do que apenas uma colecionadora de antiguidades. Por ser a primeira a incorporar esses retratos e entalhes em seu vestido, usando-os lado a lado com pérolas e diamantes, ela criou uma moda totalmente nova que varreu Paris e o mundo, baseada em formas neoclássicas”, afirmou Kristian Spofforth, líder do departamento de joias da Sotheby’s em Londres.
As peças devem somar o valor de 500 mil libras esterlinas juntas – pouco mais de 3 milhões de reais – e irão à leilão nessa semana, sendo marcos históricos do período napoleônico e da estética neoclássica francesa popular no início do século XIX.
Fonte: Hypeness