O novo contexto global tem forçado a sociedade a repensar e mudar rapidamente suas formas de se relacionar com tudo.
Instituições dos mais variados tipos, incluindo as culturais, se veem desafiadas a adaptar as ações que oferecem aos seus públicos. E o Instituto Inhotim, fisicamente localizado em Brumadinho, tem provado que museus também podem ser conectados.
Para os próximos meses, o Inhotim disponibiliza uma série de vídeos, talks e exposições virtuais inéditas que trazem a ideia de que um museu vivo não é necessariamente um museu aberto, mas sim que segue pensando sobre si e o seu tempo.
No dia 22/4 (quarta-feira), o Instituto inaugura mais uma exposição no Google Arts and Culture, que já conta com três mostras on-line imperdíveis. A nova Visão Geral conta com a participação de artistas brasileiros contemporâneos como Laura Vinci, Iran do Espírito Santo e Marcius Galan. Lançada “ao vivo” em novembro de 2019, a versão digital terá uma visita mediada por Douglas de Freitas (curador-associado do Inhotim), vídeos com artistas e depoimentos de Allan Schwartzman (curador e diretor artístico do Inhotim).
Roteiros virtuais no Google Arts
Além da exposição Visão Geral, o visitante virtual pode conferir três outros roteiros, já disponíveis no ar: a exposição Arte ao ar livre, que apresenta obras em grande escala e sua relação com a natureza que as cerca. São trabalhos icônicos do Inhotim, elaborados especialmente para o local por artistas como Dan Graham e Hélio Oiticica.
Também é possível conferir Inhotim: Na Encruzilhada da Mudança Glocal, a primeira exposição internacional da instituição, que reúne obras de quatro artistas presentes no acervo – Iran do Espírito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz.
Já em Cildo Meireles no Inhotim: redimensões do olhar, o visitante tem a chance de conhecer (ou revisitar) as obras que fazem parte do acervo do Inhotim de um dos artistas mais relevantes da atualidade.
Séries inéditas
Três séries novinhas em folha estarão disponíveis ao público no canal do Inhotim no YouTube, Facebook e Instagram.
Série Bastidores – O que se passa por trás das coxias de uma instituição museológica? A série Bastidores traz ao público os processos artísticos, de montagem e restauro de obras de arte. O primeiro episódio, já lançado, é uma conversa em ateliê com a artista Laura Vinci, sobre seu processo criativo. Os próximos episódios abordam os trabalhos de Marcius Galan, Sandra Cinto e Robert Irwin.
Série Diálogos – conversas envolvendo artistas, botânicos, curadores e teóricos sobre cultura e meio ambiente. A estreia está prevista para maio, com o curador associado do Inhotim, Douglas de Freitas.
Série Retratos – Veja o processo de montagem de obras de arte e galerias site specific do Inhotim. Para matar sua curiosidade, a primeira delas será a galeria Adriana Varejão.

Obra de Alexandre da Cunha. Foto: William Gomes
Fonte: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/inhotim-abre-a-quarta-exposicao-online-no-google-arts/