Carregando... aguarde
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo - Guia das Artes
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo
Artista ocupa imóvel construído entre os séculos XVII e XVIII com instalação de 40 metros de extensão
inserido em 2019-04-05 19:43:52
Conteúdo
image

 

Artista ocupa imóvel construído entre os séculos XVII e XVIII com instalação de 40 metros de extensão, realizada com 70 toneladas de pedra de brita. Abertura no sábado, 06/04, às 11 horas. Entrada gratuita

A Casa do Bandeirante – Museu da Cidade, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, recebe a instalação temporária “A lógica do lugar”, de Gustavo Rezende, a partir do sábado, dia 06 de abril. A estrutura tridimensional de 40 metros de comprimento, feita de pedras de granito, atravessa a casa histórica, evidenciando seus aspectos vernaculares e também seu uso.

Com a implantação do muro de 1, 2 m de altura, e cerca de 70 toneladas, Gustavo Rezende associa arquitetura, espaço e história, realizando sua maior instalação ao ar livre até hoje. A instalação, que avança 16 metros além da extensão da casa, coloca em evidência diversas camadas de significados e procedimentos ligados à construção e uso da mesma, enfatizando as relações sociais e estéticas que permeiam aquele espaço, segundo Rezende.

“Essa ponte entre o edifício construído entre os séculos XVII e XVIII e a arte contemporânea oferece uma nova leitura para esse sítio histórico, renovando sua importância à medida que o reconecta com a nossa realidade. A casa incorpora a obra e cria um novo lugar”, declara o artista.

 

 

image

 

Com a instalação, o público que frequenta a Casa do Bandeirante não acessa seu interior, e é justamente esse impedimento que o faz atentar para o uso da arquitetura como obra, que ora funciona como intervenção urbana, propondo uma discussão sobre arte, arquitetura e lugar, bem como as implicações entre essas disciplinas.

 

image

 


Gustavo Rezende (1960) vive e trabalha em São Paulo. É graduado em arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, possui mestrado pelo Goldsmith’s College (Londres), e doutorado em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Desde os anos 1980, vem exibindo trabalhos em mostra individuais e coletivas em importantes instituições museológicas. Coleções privadas e públicas conservam diversas obras de sua autoria, com destaque para o acervo do MAM-SP, MAC-USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MAM-RJ. Atualmente, leciona na Escola de Artes Visuais e Arquitetura na FAAP.


Sobre o Museu da Cidade de São Paulo

Museu da Cidade de São Paulo é uma rede de casas históricas distribuídas nas várias regiões da cidade. Atualmente, seu acervo arquitetônico é composto pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Casa Nº 1/Casa da Imagem, Casa do Bandeirante, Casa do Sertanista, Capela do Morumbi, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Casa do Grito, Monumento à Independência, Casa Modernista e Chácara Lane. Também possui acervos de grande valor histórico como o acervo Fotográfico; Bens Móveis; História Oral e Documental.


Patrocínio: Programa de Ação Cultural – ProAC SP (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo)


Serviço:

Exposição: “A lógica do lugar”, instalação de Gustavo Rezende
Abertura: sábado, dia 6 de abril de 2019, às 11 horas
Período expositivo: de 06/04 a 30/06/ 2019

Casa do Bandeirante – Museu da Cidade
Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã – São Paulo - SP
Telefone: (11) 3031-0920
Horários: de terça a domingo das 9h às 17h
Serviço educativo disponível: educativomuseudacidade@gmail.com
Entrada gratuita e livre

Imagens de divulgação: http://adelantesp.tumblr.com/tagged/imagens-a-l%C3%B3gica-do-lugar


Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
http://adelantesp.tumblr.com/
decio.di.giorgi@gmail.com
(11) 98255 3338

 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais