Carregando... aguarde
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo - Guia das Artes
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo
Gustavo Rezende inaugura instalação inédita na Casa do Bandeirante em São Paulo
Artista ocupa imóvel construído entre os séculos XVII e XVIII com instalação de 40 metros de extensão
inserido em 2019-04-05 19:43:52
Conteúdo
image

 

Artista ocupa imóvel construído entre os séculos XVII e XVIII com instalação de 40 metros de extensão, realizada com 70 toneladas de pedra de brita. Abertura no sábado, 06/04, às 11 horas. Entrada gratuita

A Casa do Bandeirante – Museu da Cidade, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, recebe a instalação temporária “A lógica do lugar”, de Gustavo Rezende, a partir do sábado, dia 06 de abril. A estrutura tridimensional de 40 metros de comprimento, feita de pedras de granito, atravessa a casa histórica, evidenciando seus aspectos vernaculares e também seu uso.

Com a implantação do muro de 1, 2 m de altura, e cerca de 70 toneladas, Gustavo Rezende associa arquitetura, espaço e história, realizando sua maior instalação ao ar livre até hoje. A instalação, que avança 16 metros além da extensão da casa, coloca em evidência diversas camadas de significados e procedimentos ligados à construção e uso da mesma, enfatizando as relações sociais e estéticas que permeiam aquele espaço, segundo Rezende.

“Essa ponte entre o edifício construído entre os séculos XVII e XVIII e a arte contemporânea oferece uma nova leitura para esse sítio histórico, renovando sua importância à medida que o reconecta com a nossa realidade. A casa incorpora a obra e cria um novo lugar”, declara o artista.

 

 

image

 

Com a instalação, o público que frequenta a Casa do Bandeirante não acessa seu interior, e é justamente esse impedimento que o faz atentar para o uso da arquitetura como obra, que ora funciona como intervenção urbana, propondo uma discussão sobre arte, arquitetura e lugar, bem como as implicações entre essas disciplinas.

 

image

 


Gustavo Rezende (1960) vive e trabalha em São Paulo. É graduado em arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, possui mestrado pelo Goldsmith’s College (Londres), e doutorado em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Desde os anos 1980, vem exibindo trabalhos em mostra individuais e coletivas em importantes instituições museológicas. Coleções privadas e públicas conservam diversas obras de sua autoria, com destaque para o acervo do MAM-SP, MAC-USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MAM-RJ. Atualmente, leciona na Escola de Artes Visuais e Arquitetura na FAAP.


Sobre o Museu da Cidade de São Paulo

Museu da Cidade de São Paulo é uma rede de casas históricas distribuídas nas várias regiões da cidade. Atualmente, seu acervo arquitetônico é composto pelo Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Casa Nº 1/Casa da Imagem, Casa do Bandeirante, Casa do Sertanista, Capela do Morumbi, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Casa do Grito, Monumento à Independência, Casa Modernista e Chácara Lane. Também possui acervos de grande valor histórico como o acervo Fotográfico; Bens Móveis; História Oral e Documental.


Patrocínio: Programa de Ação Cultural – ProAC SP (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo)


Serviço:

Exposição: “A lógica do lugar”, instalação de Gustavo Rezende
Abertura: sábado, dia 6 de abril de 2019, às 11 horas
Período expositivo: de 06/04 a 30/06/ 2019

Casa do Bandeirante – Museu da Cidade
Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã – São Paulo - SP
Telefone: (11) 3031-0920
Horários: de terça a domingo das 9h às 17h
Serviço educativo disponível: educativomuseudacidade@gmail.com
Entrada gratuita e livre

Imagens de divulgação: http://adelantesp.tumblr.com/tagged/imagens-a-l%C3%B3gica-do-lugar


Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
http://adelantesp.tumblr.com/
decio.di.giorgi@gmail.com
(11) 98255 3338

 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais