Carregando... aguarde
Grupo Ueba conta sua trajetória na edição online da Mostra Arte na Margem, no YouTube - Guia das Artes
Grupo Ueba conta sua trajetória na edição online da Mostra Arte na Margem, no YouTube
Grupo Ueba conta sua trajetória na edição online da Mostra Arte na Margem, no YouTube
Série documental em quatro episódios estreia nesta quinta-feira
inserido em 2021-06-02 18:22:31
Conteúdo

 

Grupo Ueba / Divulgação
Perrengues como pneus do Fusca estourados em pleno sertão cearense são algumas das histórias resgatadas na mostra documentalGrupo Ueba / Divulgação

A margem a qual se refere o título da mostra audiovisual que conta a trajetória de 17 anos do Grupo Ueba Produtos Notáveis pode ser entendida de diversas formas: a margem em que vive quem faz arte independente do Brasil; a margem em que o teatro de rua se coloca dentro do universo das artes cênicas. Mas uma explicação a respeito do nome dado à série documental não poderia deixar de carregar boa dose do humor que caracteriza o grupo:

– É a margem do arroio Tega mesmo, na faixa de gaza entre o (bairro) Reolon e o Santa Catarina – brinca o ator e escritor Jonas Piccoli, um dos fundadores do Ueba, referindo-se à localização geográfica do Moinho da Cascata, onde o grupo está sediado.

A descontração e a criatividade perpassam os quatro episódios da série documental que será lançada nesta quinta-feira, no YouTube. O material é resultado de uma busca por mais de 900 arquivos entre imagens, vídeos e entrevistas colecionadas ao longo de quase duas décadas, que se misturam a lembranças como as das viagens a bordo do Fusca adquirido em 2015, que já cruzou o país transportando a equipe.

– É um documentário que conta desde o surgimento do grupo, em 2004, a escolha do nome, as primeiras viagens, lugares pitorescos por onde passamos com nossos espetáculos. Tivemos a oportunidade de viver muita coisa, atravessando desde momentos de muito apoio à arte no país, que propiciaram o surgimento de inúmeros grupos, até os anos mais recentes, que foram e seguem sendo de muita luta de grupos como o nosso para seguir trabalhando – comenta Jonas, fundador do Ueba ao lado da atriz e secretária de Cultura de Caxias do Sul, Aline Zilli.

Grupo Ueba / Divulgação
Teatro de rua é o foco de atuação do Ueba, criado em 2004Grupo Ueba / Divulgação

O documentário foi a forma encontrada pelo grupo para concluir o edital que contemplou a segunda edição do Arte Na Margem, cuja primeira foi realizada em 2018, com quatro apresentações teatrais no Moinho. A segunda, que seria nos mesmos moldes, chegou a ter duas performances, porém foi interrompida por conta do agravamento da pandemia.

– Além de ser esse registro histórico da nossa trajetória, o documentário também pode cumprir uma função bacana de ajudar a galera que está começando. Sem a intenção de oferecer uma fórmula pronta, mas mostrando caminhos, o que pode dar certo e o que pode dar errado – acrescenta Jonas Piccoli. 

O projeto conta com recursos da  Lei Municipal de Incentivo a Cultura e tem patrocínio do Grupo Randon, Orquídea Alimentos, Moinho da Estação e Viezzer Engenharia.

Programe-se
O quê
: Mostra Arte na Margem 2ª edição – Online.
Episódios:
Quinta-feira, às 20h: O Grupo Ueba – Trajetória
Sexta, às 20h: O Moinho da Cascata – Centro cultural em formação
Sábado, às 20h: O repertório artístico – Contando histórias
Domingo, às 20h: Adaptações literárias – Narrativas múltiplas
Onde assistir: canal do Grupo Ueba no YouTube.
Quanto: acesso gratuito.

 

Fonte: GZH

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qua
05/Mai
'ARTE CONTEMPORANEA FEMININA' -
Saiba mais
Sáb
29/Mai
Mostra sobre 'Arte Italiana na Pandemia' será inaugurada em 29/5 - Exposição inédita será realizada na MAC USP até 22 de agosto
Saiba mais
Ter
01/Jun
"Arte Contemporanea Feminina" -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
Exposição-
Saiba mais
Seg
14/Jun
"GESTUALIDADE" -
Saiba mais
Sex
18/Jun
Visita virtual à exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira -
Saiba mais