Carregando... aguarde
Fotografia “Le Violon d'Ingres”, de Man Ray, vendida por 12 milhões - Guia das Artes
Fotografia “Le Violon d'Ingres”, de Man Ray, vendida por 12 milhões
Fotografia “Le Violon d'Ingres”, de Man Ray, vendida por 12 milhões
inserido em 2022-06-24 18:20:51
Conteúdo

 

O famoso "Le Violon d'Ingres", de Man Ray, fez história no sábado ao tornar-se a fotografia mais cara alguma vez vendida em leilão.

A imagem a preto e branco, tirada em 1924 pelo artista surrealista americano, transforma o corpo nu de uma mulher num violino, sobrepondo a imagem das suas costas com buracos-f.

A impressão original da obra-prima, amplamente considerada a obra mais famosa de Man Ray, foi vendida por 12,4 milhões de dólares [11,9 milhões de euros ao câmbio atual], superando as estimativas de venda. Antes da venda, esperava-se que ela arrecadasse entre cinco e sete milhões de dólares, o que já era a estimativa mais alta para uma única fotografia na história do leilão, de acordo com a Christie's, que intermediou a venda da obra.

Ray, nascido Emmanuel Radnitzky, viveu entre 1890 e 1976. Foi um membro-chave dos movimentos Dada e Surrealismo e o seu "Le Violon d'Ingres" foi o melhor lote da coleção de Rosalind Gersten Jacobs e Melvin Jacobs, empresários da grande distribuição e colecionadores de arte, que tinham laços com círculos surrealistas.

De acordo com a Christie's, o casal de Nova Iorque adquiriu a peça de Ray em 1962. Ela seria vendida ao lado de outras obras de arte, fotografias, joias e pósteres, da sua coleção de arte acumulada ao longo de décadas.

Jacobs, ex-presidente da Saks Fifth Avenue, morreu em 1993 aos 67 anos. A sua mulher, Rosalind Gersten Jacobs, executiva de longa data da Macy's, morreu em 2019 aos 94 anos. A filha do casal e executora da sua propriedade, Peggy Jacobs Bader, disse em comunicado antes da venda que cada peça da coleção "tem uma história única e íntima por trás", refletindo o "espírito alegre do relacionamento dos meus pais".

Antes do leilão, Darius Himes, chefe internacional de fotografias da Christie's, qualificou a fotografia como "uma das obras mais icónicas do Século XX". Em comunicado, acrescentou que "esta sedutora imagem surrealista é o resultado de um processo único e manipulado à mão de câmara escura."

Darius Himes acrescentou: "O alcance e a influência da imagem, ao mesmo tempo romântica, misteriosa, maliciosa e divertida, captou as mentes de toda a gente durante quase 100 anos. Como trabalho fotográfico, não tem precedentes no mercado".

Outras peças de destaque no leilão de Nova York Iorque incluíram Mars, de Vija Celmins, que foi arrematada por 1,26 milhões de dólares [1,2 milhões de euros].

Antes da venda, o recorde do leilão para a fotografia mais cara era de "Rhine II", de Andreas Gursky, que foi vendida pela Christie's em 2011 por 4,3 milhões de dólares [4,1 milhões de euros].

 

Fonte: CNN

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais