Carregando... aguarde
Experimente a sinestesia: a ferramenta do Google permite que você- Guia das Artes
Experimente a sinestesia: a ferramenta do Google permite que você
Experimente a sinestesia: a ferramenta do Google permite que você
A condição neurológica permitiu que o famoso pintor abstrato Vassily Kandinsky ouvisse cores e formas através do som.
inserido em 2021-02-17 19:15:03
Conteúdo

 

Quando o pintor Vassily Kandinsky viu amarelo, ouviu trombetas. Olhar para a cor vermelha fez violinos inquietos tocarem em sua cabeça. Blue trouxe-lhe os sons de um órgão calmante.

O pioneiro artista abstrato russo e teórico da arte apresentava a condição neurológica sinestesia, que permite a algumas pessoas ouvir cores e formas. Imagine as sinfonias singulares que tocavam enquanto ele espalhava tinta em suas vibrantes telas multicoloridas.
Um novo projeto do Google Arts & Culture chamado Play a Kandinsky permite ir além da imaginação para ouvir o que Kandinsky pode ter ouvido enquanto olhava para as cores. A ferramenta interativa ainda permite que você experimente sua obra-prima abstrata Yellow Red Blue de 1925 através do som, clicando ao redor da obra de arte para ouvir uma composição de sete movimentos que viaja pelas cores e ambientes conforme Kandinsky os descreve.

Os músicos experimentais Antoine Bertin e NSDOS trabalharam com o Google para estudar os escritos de Kandinsky detalhando sua percepção multissensorial. O Google então aplicou o aprendizado de máquina para criar uma ferramenta que simula o que Kandinsky pode ter ouvido ao criar o Yellow Red Blue. Dependendo das cores e formas sobre as quais você está pairando, a peça pode soar calmante ou cacofônica, simples ou complexa.

A pintura faz parte de Sounds like Kandinsky, um amplo esforço online do The Centre Pompidou em Paris e do Google Arts & Culture para preservar a vida, o trabalho e o legado do artista, mergulhando você em seu mundo. Um tour por sua pintura a óleo Sky Blue de 1940 permite que você amplie os detalhes, e fotos e descrições de seu estúdio em Paris nas margens do Sena levam você para dentro do espaço onde ele pintou suas obras finais.

Mas Play a Kandinsky dá vida ao artista de uma maneira totalmente nova, mergulhando você na sinestesia que desempenhou um papel tão definidor em seu processo criativo. Outros artistas como Rimbaud, Billie Eilish e Pharrell Williams também dizem que têm a doença.

"A cor é o teclado, os olhos são as harmonias, a alma é o piano com muitas cordas", disse Kandinsky. "O artista é a mão que toca, tocando uma tecla ou outra, para causar vibrações na alma."

 

Fonte: https://www.cnet.com/news/experience-synesthesia-google-tool-lets-you-hear-colors-and-shapes/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais