Carregando... aguarde
Esses lindos vasos de papel são inspirados na arquitetura islâmica antiga - Guia das Artes
Esses lindos vasos de papel são inspirados na arquitetura islâmica antiga
Esses lindos vasos de papel são inspirados na arquitetura islâmica antiga
Centenas de folhas de papel são cortadas a laser e meticulosamente colocadas em camadas para criar esses designs.
inserido em 2021-02-10 16:39:39
Conteúdo

 

Durante séculos, os artistas islâmicos adornaram mesquitas e palácios com padrões geométricos recorrentes belamente intrincados.

Agora, a fundadora do estúdio de arte Ibbini Studio, com sede em Abu Dhabi, Julia Ibbini, está usando tecnologia moderna para transformar essas formas centenárias em esculturas deslumbrantes.

Os designs resultantes transformam papéis com recortes a laser intrincados na tradição da arte islâmica histórica em formas 3D, colocando em camadas centenas de folhas individuais até formarem uma forma escultural. As esculturas são exemplos intrincados de como matemática precisa e habilidade humana se combinam para ultrapassar os limites da forma escultural e fazer camadas de papel cortado parecerem tão delicadas quanto vidro. Não é tarefa fácil.

Ibbini diz que sempre foi artista, mas também tem formação em design de comunicação, e começou sua carreira como designer gráfica trabalhando com marketing. Ela fundou o estúdio em 2017 com o engenheiro de software Stephane Noyer. A partir daí, o trabalho evoluiu e se tornou cada vez mais complexo.

Sobre o zoom, Ibbini explica que todo navio começa com uma única peça de arabesco que ela projeta no Adobe Illustrator, que é então repetida um determinado número de vezes em torno de um arco, usando algoritmos de computador e ferramentas de software personalizadas projetadas por Noyer. Eles torcem as peças enquanto vão decidir sobre o perfil final. (Ibbini também faz algumas peças que ela chama de "2.5D", porque elas têm camadas suficientes para acumular massa, mas ainda são planas o suficiente para serem emolduradas.)

Assim que atingem a forma final da escultura, os desenhos são enviados a uma máquina a laser para serem cortados. Em seguida, as peças são montadas manualmente. Esta não é outra escultura impressa em 3D. Os recipientes são feitos empilhando de 60 a 300 camadas de papel e cartão, dependendo do tamanho da escultura. (No ano passado, eles também começaram a usar madeiras de folheado fino com incrustações de pérolas.) Demora centenas de horas, de acordo com Ibbini. É também a parte mais desafiadora do processo. Cada camada é numerada com precisão para "você não pode cometer um único erro", diz ela. Embora o estúdio não liste os preços em seu site, você pode enviar um e-mail para perguntar sobre a compra de peças específicas.

Quando as camadas são empilhadas, elas criam novos formulários com curvas graciosas. Alguns parecem desafiar as leis da gravidade através do uso do espaço negativo. Outros parecem incorporar perfeitamente as leis da natureza, como esta, que se assemelha à sequência matemática de Fibonacci que está em todo o mundo natural - de galáxias espirais a conchas. (A proporção áurea também é derivada da sequência.)

Olhando para as camadas individuais, o fundamento da arte islâmica é claro. “Acho que começou com coisas como geometria islâmica. Se você olhar muito, muito tempo atrás, para as ferramentas que eles tinham há centenas e centenas de anos atrás, eles tinham ferramentas tão simples e eram capazes de criar um trabalho tão impressionante e complexo ”, diz Ibbini. “Acho fascinante que haja essa história e complexidade incrivelmente ricas.” Agora, Ibbini está dando uma nova forma.

 

Fonte: https://www.fastcompany.com/90602010/these-gorgeous-paper-vases-are-inspired-by-ancient-islamic-architecture?partner=rss&utm_source=rss&utm_medium=feed&utm_campaign=rss+fastcompany&utm_content=rss

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais