Carregando... aguarde
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa - Guia das Artes
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa
inserido em 2021-02-09 17:08:32
Conteúdo

 

Em um sistema de grandes cavernas no sul da França, uma rara descoberta arqueológica remonta não somente à pré-história da expressão humana como também aos primórdios da história da arte: uma pequena escultura em argila representando dois bisões.

Segundo especialistas as esculturas datam de 15 mil anos atrás, no período que se estima que tenha iniciado o povoamento do continente americano, em cerca de 13.000 a.C., e surge como uma verdadeira joia da Cultura Magdaleniana, cultura tardia do período Paleolítico Superior da Europa Ocidental.

A escultura encontrada na caverna © Getty Images

Adjacentes ao Rio Volp, as cavernas recebem as águas do rio por um sistema de três diferentes entradas, intitulado “Trois-Frères”, ou Três Irmãos, Enlène e Tuc d’Audoubert. Foi dentro da caverna intitulada Tuc d’Audoubert que a escultura foi encontrada, junto de diversas inscrições e pinturas paleolíticas registradas nas paredes do local. Liderada pela arqueóloga Émile Cartailhac, a expedição pelo local encontrou diversos outros exemplos de artes produzidas pela população do período Magdaleniano na região – na caverna de Enlène, fragmentos de ossos com pequenos animais esculpidos também foram descobertos.

A entrada da caverna © Wikimedia Commons

 
 

Uma das salas da caverna Tuc d’Audoubert © Wikimedia Commons

Na caverna onde a escultura do bisão foi encontrada em excelente e rara condição, também foram descobertos mais de 103 animais pintados nas paredes – incluindo cavalos, cervos e os grandes felinos. Os bisões eram, no entanto, claramente os animais mais reverenciados e registrados nas artes da cultura de então, como as prováveis maiores fontes de alimento – junto destes, mais de 250 signos e desenhos abstratos foram encontrados junto de outras imagens misteriosas dentro das cavernas.

Uma das muitas pinturas descobertas no local © CC

A escultura do bisão foi feita em somente 45 centímetros de altura com detalhes precisos e impressionantes, provavelmente esculpida combinando ferramentas e as próprias mãos do artista, 15 mil anos atrás. A Cultura Magdaleniana é conhecida como o auge da chamada indústria do osso, quando o material era utilizado como base para o desenvolvimento de armas e ferramentas, como lanças e arpões, e também do período da arte mural pré-histórica: além da arte encontrada nas cavernas francesas à beira do Rio Volp, os afrescos de Lascaux, também na França, e de Altamira, na Espanha, também foram desenvolvidos no período.

Acima, detalhe da escultura; abaixo, a peça reunida e exibida em museu © Getty Images

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/02/esculturas-de-bufalo-de-15-mil-anos-foram-totalmente-preservadas-nesta-caverna-francesa/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais