Carregando... aguarde
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa - Guia das Artes
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa
Esculturas de búfalo de 15 mil anos foram totalmente preservadas nesta caverna francesa
inserido em 2021-02-09 17:08:32
Conteúdo

 

Em um sistema de grandes cavernas no sul da França, uma rara descoberta arqueológica remonta não somente à pré-história da expressão humana como também aos primórdios da história da arte: uma pequena escultura em argila representando dois bisões.

Segundo especialistas as esculturas datam de 15 mil anos atrás, no período que se estima que tenha iniciado o povoamento do continente americano, em cerca de 13.000 a.C., e surge como uma verdadeira joia da Cultura Magdaleniana, cultura tardia do período Paleolítico Superior da Europa Ocidental.

A escultura encontrada na caverna © Getty Images

Adjacentes ao Rio Volp, as cavernas recebem as águas do rio por um sistema de três diferentes entradas, intitulado “Trois-Frères”, ou Três Irmãos, Enlène e Tuc d’Audoubert. Foi dentro da caverna intitulada Tuc d’Audoubert que a escultura foi encontrada, junto de diversas inscrições e pinturas paleolíticas registradas nas paredes do local. Liderada pela arqueóloga Émile Cartailhac, a expedição pelo local encontrou diversos outros exemplos de artes produzidas pela população do período Magdaleniano na região – na caverna de Enlène, fragmentos de ossos com pequenos animais esculpidos também foram descobertos.

A entrada da caverna © Wikimedia Commons

 
 

Uma das salas da caverna Tuc d’Audoubert © Wikimedia Commons

Na caverna onde a escultura do bisão foi encontrada em excelente e rara condição, também foram descobertos mais de 103 animais pintados nas paredes – incluindo cavalos, cervos e os grandes felinos. Os bisões eram, no entanto, claramente os animais mais reverenciados e registrados nas artes da cultura de então, como as prováveis maiores fontes de alimento – junto destes, mais de 250 signos e desenhos abstratos foram encontrados junto de outras imagens misteriosas dentro das cavernas.

Uma das muitas pinturas descobertas no local © CC

A escultura do bisão foi feita em somente 45 centímetros de altura com detalhes precisos e impressionantes, provavelmente esculpida combinando ferramentas e as próprias mãos do artista, 15 mil anos atrás. A Cultura Magdaleniana é conhecida como o auge da chamada indústria do osso, quando o material era utilizado como base para o desenvolvimento de armas e ferramentas, como lanças e arpões, e também do período da arte mural pré-histórica: além da arte encontrada nas cavernas francesas à beira do Rio Volp, os afrescos de Lascaux, também na França, e de Altamira, na Espanha, também foram desenvolvidos no período.

Acima, detalhe da escultura; abaixo, a peça reunida e exibida em museu © Getty Images

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/02/esculturas-de-bufalo-de-15-mil-anos-foram-totalmente-preservadas-nesta-caverna-francesa/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sex
06/Dez
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Sáb
05/Abr
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
Qua
28/Mai
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Sáb
07/Jun
Sem/100 artistas – Imaginário Periférico -
Saiba mais
Sáb
14/Jun
Alair Gomes: o erotismo no belo -
Saiba mais
Sáb
14/Jun
Inventário Parcial -
Saiba mais