Não é sempre que uma galeria – especialmente uma com status de “mega” – cede um espaço inteiro para um único artista por um ano.
Mas este é o poder de Damien Hirst, convidado pela Gagosian para assumir sua galeria da Britannia Street, um de seus três espaços em Londres, este ano. E Hirst está prestes a começar com um estrondo. Quando as restrições de bloqueio de Londres forem suspensas em 12 de abril, o artista revelará uma série de pinturas e esculturas (em sua maioria) inéditas feitas nos últimos 15 anos. Os temas abrangem desde eventos globais, como uma pintura hiperrealista baseada em fotos do terrível incêndio que envolveu a catedral de Notre Dame de Paris em 2019, passando por elementos de séries anteriores, como borboletas e cabeças de vaca, até cenas de sua vida pessoal, como o nascimento de seu filho.
“Estamos dando a ele carta branca para expressar seu trabalho da maneira que ele deseja que o público o veja no espaço”, disse o diretor de Gagosian, Millicent Wilner. “É um processo bastante orgânico e criativo para ele”. Uma das primeiras obras da série, de 2005, é a representação da cabeça de um touro, elemento de uma de suas peças escultóricas. Há também imagens de borboletas – um tema comum no trabalho de Hirst – que aparecem agora em pinturas a óleo baseadas em fotos de borboletas em close (Quando Gagosian abriu sua galeria de Hong Kong, há mais de uma década, a mostra inaugural foi das pinturas de borboletas de Hirst).

Damien Hirst, Self-Portrait as Surgeon (2007)
As pinturas “Fact” misturam história natural baseada em fotos com referências ao trabalho anterior de Hirst, diz Wilner. “Damien ficou fascinado com a ideia de representar a realidade. Você tem a realidade, então você tem uma representação fotográfica da realidade, e então você tem essas pinturas lindas e meticulosamente criadas, feitas ao longo de um período de tempo”, diz ela. Os espectadores também reconhecerão um riff em uma das obras mais sensacionais da carreira de Hirst: um crânio incrustado de diamantes que ele produziu em 2008, intitulado “For The Love of God”, que teria sido vendido na época por £ 50 milhões ($ 100 milhões) para um consórcio que incluía o próprio artista. Na exposição, uma pintura do artista Michael Craig-Martin segurando a caveira, emprestada pelo próprio Craig-Martin, homenageia aquele momento, quando a crise econômica global estava chegando ao auge. Para o bem ou para o mal, Hirst e sua ascensão no mercado de arte estão intrinsecamente ligados à crise. No mesmo dia em que o Lehman Brothers pediu concordata, 223 obras que Hirst havia consignado diretamente para a Sotheby’s London geraram apenas US $ 201 milhões em vendas, excedendo a alta estimativa de pré-venda em US $ 24 milhões.