Carregando... aguarde
Coronavírus afeta programação de atividades culturais no Brasil e no mundo; veja impacto da pandemia - Guia das Artes
Coronavírus afeta programação de atividades culturais no Brasil e no mundo; veja impacto da pandemia
Coronavírus afeta programação de atividades culturais no Brasil e no mundo; veja impacto da pandemia
Atrações de diferentes áreas estão tomando medidas de prevenção
inserido em 2020-03-19 19:29:56
Conteúdo

 

A evolução do coronavírus para pandemia, conforme a classificação da OMS, já está modificando o calendário a área cultural: a programação da Broadway está suspensa e espetáculos e eventos estão sendo cancelados ao redor do mundo.

A seguir, confira o que já foi anunciado:

ESPETÁCULOS

Whindersson Nunes

O humorista e youtuber Whindersson Nunes  cancelou a turnê A Volta do que Não Foi, que faria nos Estados Unidos entre os dias 12 e 22 de março. " "Vamos ter novas datas depois que tudo isso passar", prometeu em suas redes sociais.

"Através da Íris"

Foram canceladas as apresentações do espetáculo Através da Íris, estrelado pela atriz Nathalia Timberg, nas cidades de Caxias do Sul (sábado, 14, e domingo, ,15, no Teatro Murialdo), Santa Maria (21 e 22, Teatro Treze de Maio) e Lajeado (27, Teatro Univates) e Pelotas (29). Nathalia, 91 anos, esteve hospitalizada nesta semana. Segundo a assessoria do espetáculo, ela foi aconselhada a cancelar todas as suas atividades devido ao fato de se encontrar na faixa etária sujeita aos riscos do coronavírus. 

Festival de Curitiba

O Festival de Teatro de Curitiba foi reagendado para setembro. O início da edição de 2020 do evento estava previsto para 24 de março. "A decisão se deve à segurança e ao cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. Os ingressos já adquiridos continuam válidos para a programação nas datas informadas", diz o comunicado.

Broadway 

Toda a programação dos 41 teatros do circuito musical foi suspensa até o dia 12 de abril. Nesta quinta-feira (12), o estado de Nova York anunciou a proibição de eventos públicos com aglomeração superior a 500 pessoas como medida de precaução. 

ARTES VISUAIS

França

Um dos principais museus do mundo, o Louvre, em Paris, na França, anunciou na segunda-feira (9) que restringirá seu acesso a pessoas que tenham comprado o ingresso online ou tenham entrada gratuita, como menores de 18 anos, pessoas com deficiência e professores franceses.

Espanha

O Ministério da Cultura espanhol anunciou que o Museu do Prado, a principal mostra da Espanha, e todos os centros de cultura vinculados a ele ficarão fechados a partir desta quinta-feira (12) até novo aviso. Entre as instituições afetadas pela medida estão o Museu Reina Sofia, a Filmoteca Espanhola, o Museu Arqueológico, o Museu Cerralbo e o Museu Thyssen-Bornemisza, localizados em Madri.

Itália

A Bienal de Arquitetura de Veneza, considerado o maior evento mundial do setor e que estava prevista para maio, também será adiada para agosto, devido ao coronavírus. O anúncio foi feito na semana passada.

SP-Arte

A maior feira de arte da América Latina decidiu adiar sua 16ª edição, marcada para 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, por causa da pandemia de coronavírus. Pessoas ligadas à entidade afirmam, no entanto, que novas datas estão sendo estudadas junto à Fundação Bienal, que em outubro inaugura a exposição principal da 34ª edição do evento. 

Tarsila do Amaral

Uma exposição com desenhos raros da artista na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu, interior de São Paulo, teve sua abertura adiada nesta quinta-feira. A mostra reúne 203 trabalhos guardados por mais de 50 anos do público. Eles tinham sido exibidos uma única vez, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1969. 

MOMA

 O Museu de Arte Moderna de Nova York anunciou que irá cessar temporariamente suas atividades até o dia 30 de março.Além das unidades de Manhattan e do Queens, ficarão fechados as lojas MoMA Design.

LITERATURA

Primavera Literária Brasileira

O evento cancelou a edição de 2020, que aconteceria em abril nos Estados Unidos, nesta quinta-feira em nota divulgada. A ação é conhecida por reunir escritores brasileiros e pessoas estrangeiras que lecionam ou estudam a língua portuguesa.

Feira do Livro de Londres e de Paris

Os dois importantes eventos culturais europeus foram cancelados devido à epidemia de coronavírus na Europa.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais