Carregando... aguarde
Coração de Vidro - Guia das Artes
Coração de Vidro
Coração de Vidro
inserido em 2022-05-10 19:15:47
Conteúdo

 

Pama Loiola lança livro, documentário e exposição para celebrar 45 anos de trajetória artística

Pinturas, colagens, assemblages, mobiliário, instalações, intervenções e fotografias. A artista visual Pama Loiola produziu, ao longo de 45 anos, uma infinidade de peças que aliam o cotidiano ao universo artístico, criando uma arte contemporânea por excelência, que valoriza a ideia e o inusitado. Com o objetivo de celebrar esta trajetória, seu processo criativo e a amplitude da sua obra, ela lançará, dia 21 de maio, no Tote Espaço Cultural, em Campinas, um livro, um documentário e uma exposição que fazem parte do projeto Coração de Vidro. 

O projeto foi contemplado em 2020 com o Prêmio Aldir Blanc de incentivo à cultura, uma parceria do Governo Federal com a Secretaria de Cultura do Estado de SP. A exposição ficará em cartaz até 5 de junho e contará com obras de referência presentes no livro. 

“Pama Loiola é uma artista visual que aborda em seus manifestos estéticos o primitivo, o originário, em seu sentido mais puro. Nas mãos de Pama qualquer objeto - um retalho, uma velha foto, um pequeno frasco de perfume vazio, cartas amareladas pelo tempo - se transforma em obra de arte carregada de significados e ancestralidades. Ela explora formas, linguagens e diversos suportes. É uma artista que não tem barreiras”, diz a designer gráfica Lucila Vieira, editora do livro e coordenadora do projeto.  A curadoria da exposição é de Andrés Hernández e o documentário é assinado pela Paprika Filmes.

Pama Loiola é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. De linha modernista, a sua formação a influenciou para o abstrato e o conceitual. O trabalho de Pama é uma colcha de retalhos costurada com as linhas que permeiam diferentes fases de sua vida. 

“Uma guinada interessante aconteceu quando assisti a uma tese na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo orientador era Ariano Suassuna. Me apaixonei por suas convicções sobre a cultura brasileira. Todas as raízes que existiam em mim, vindas da cultura do interior de Minas Gerais, brotaram. A arte popular dormia em meu berço e eu não percebia. Veio como um relâmpago, um clarão que desperta”, diz Pama, que vive em Campinas desde meados dos anos 90, após passar quase uma década em Salvador (BA). 

“E assim fui construindo a minha obra, com o que vivi, com a urdidura que estava disponível. Coração de Vidro são registros que farão o meu trabalho permanecer”, reflete a artista.  

Segundo Lucila Vieira, além de reconhecer a importância do conjunto de sua obra, este projeto possibilita levar Pama à apreciação de um público mais abrangente e da crítica, e abre oportunidades para novos desdobramentos em sua carreira. “Conhecer o infinito universo criativo de Pama é um grande prazer e uma experiência única”, diz. 

Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola

 

Coração de Vidro (Documentário / 13’57” / Brasil / 2022)

 

Ficha técnica

Realização: Paprika Filmes

Produção Executiva: Rodolfo Rufeisen

Direção: Eliel Quaresma

Direção de Fotografia: Ricardo Aranda

Coordenação de Produção: Karol Domingues

Operador de Câmera: Michel Belletatti

Produção: Mariana Ferreira

Som Direto: Christian Ribeiro

Edição: Cauê Carniel Fernandes

 

Apoio:

Lucila Vieira

Newton Gmurczyk

Danilo Lorena Garcia

Regina Rocha Pitta

 

Fotografias

Pama Loiola

Regina Tocha Putta

Martinho Caires

Estevam Scuoteguazza 

 

Coração de Vidro (Livro, 129 págs) 

 

Ficha técnica

Concepção | Concept
Lucila Vieira
Newton Gmurczyk

Realização | Realization
Lucila Vieira

Análise Crítica | Critical Analysis
Andrés I. M. Hernández

Projeto Gráfico | Graphic Design
Lucila Vieira

Fotografia | Photography
Regina Rocha Pitta

Tradução | English Version
Marilena Bertasolli Cantizani

Revisão | Rewiew by
Lola Costi Martín
Marilena Bertasolli Cantizani
Marina Bessa
Otacílio Nunes
Regina Rocha Pitta

Apoio | Support
Danilo Lorena Garcia
Vítor Dornelles

 

Serviço:

Coração de Vidro

Abertura da exposição: dia 21 de maio, sábado, das 13h até às 17h

Visitação: segunda a sábado, mediante agendamento prévio

Local: Tote Espaço Cultural

Endereço: Av. D. Maria Franco Salgado, 260, Sousas – Campinas – SP 

Tels: (19)3044-5090 / (19) 98148-7444

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais