Carregando... aguarde
Base submarina da 2ª Guerra é transformada no maior centro de arte digital do mundo - Guia das Artes
Base submarina da 2ª Guerra é transformada no maior centro de arte digital do mundo
Base submarina da 2ª Guerra é transformada no maior centro de arte digital do mundo
O que, no passado, era uma arma de destruição, agora foi reinventado em uma arma pela construção do futuro.
inserido em 2019-12-17 13:12:29
Conteúdo

 

O que, no passado, era uma arma de destruição, agora foi reinventado em uma arma pela construção do futuro.

Essa é a história do Les Bassins de Lumières, um novo museu digital a ser inagurado em abril de 2020 como o maior centro de arte digital do mundo, mas que, durante a Segunda Guerra, foi um imenso bunker para frotas de submarinos alemães e italianos em Bordeaux, na França. O espaço possui 13 mil metros quadrados, e será literalmente coberto por exposições digitais dos maiores mestres da história da arte.


A construção do bunker se deu em durante a ocupação nazista na França, como uma das cinco maiores estruturas construídas no país durante a guerra. Em agosto de 1944 os nazistas deixaram Bordeaux, e uma parte da imensa estrutura – que, em sua dimensão original, tinha 42 mil metros quadrados construídos com mais de 600 mil metros cúbicos de concreto – foi destruída.

A base principal, porém, se manteve de pé, e se tornou um espaço ocupado por empresas mas também por artistas, para filmagens e experimentos visuais.


Desde 2018, porém, a empresa Culturespaces assumiu a gestão do espaço para transforma-lo no imenso centro de arte digital que será inaugurado no ano que vem. A inauguração se dará em quatro galerias, com 100 metros de extensão, 22 metros de largura e 12 metros de altura, receberá a maior instalação artísticas multimídia do planeta, recebendo a obra do grande pintor austríaco Gustav Klimt. A obra do artista alemão Paul Klee também em breve será “exposta” no Les Bassins de Lumières, com projeções em 360º sobre todo o espaço em altíssima qualidade, permitindo que as pessoas – que no passado entravam no bunker para guerrear – agora possam mergulhar na melhor arte dos últimos tempos.

 

 

Fonte:https://www.hypeness.com.br/2019/12/base-submarina-da-2a-guerra-e-transformada-no-maior-centro-de-arte-digital-do-mundo/?utm_source=facebook&utm_medium=hypeness_fb&fbclid=IwAR23ekkLUFh7lYWwVDbEKtRMS5W8hRSaq_wEr-zsOiTgctUX0O4jDuN0mQ4

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais