Carregando... aguarde
MIS PR recebe exposicao itinerante do 14 Premio New Holland de Fotojornalismo-2021-08-24 - Guia das Artes
MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
depois de amanhã às 10:00h
MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Quando acontece
Terça, 24 Agosto até Domingo, 21 Novembro
dom
10:00
16:00
seg
ter
10:00
17:00
qua
10:00
17:00
qui
10:00
17:00
sex
10:00
17:00
sab
10:00
16:00
Local
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro
Conteúdo

 

O valor da água para matar a sede, um imenso pé de couve, a simbiose entre pessoa e árvore.

Essas cenas fazem parte da exposição itinerante da 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que contemplou as principais fotos do campo da América do Sul. Curitiba será a primeira cidade dessa edição a receber a exposição composta por 31 imagens, incluindo as quatro campeãs e as três que receberam menção honrosa.

Com o tema “Agricultura, substantivo feminino”, a exposição acontece entre 24 de agosto e 21 de novembro deste ano no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). As imagens contam com trabalho de fotógrafos profissionais e amadores de todo o continente. Todos os vencedores dessa edição são fotógrafos brasileiros. Dois deles paranaenses: Sérgio Ranalli e Rodrigo Arabori.

“Recebemos com grande satisfação e alegria a 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Além de seu histórico consolidado mundialmente, entendemos que se trata de uma excelente oportunidade de interação cultural, trazendo a cultura do campo através dos olhos dos premiados fotógrafos, ao alcance de todos da cidade. Convidamos a todos os paranaenses e turistas a vir contemplar este belíssimo trabalho”, destacou Mirele Camargo, diretora do Museu da Imagem e do Som.

“Para a New Holland, o Prêmio de Fotojornalismo é uma oportunidade de aproximar as pessoas da realidade do campo, mostrando toda a diversidade da agricultura na América do Sul. Como somos uma marca sempre próxima dos agricultores, queremos levar essa mensagem para toda a sociedade, que além de poder admirar o excelente trabalho desses fotógrafos, sejam eles profissionais ou entusiastas, vai poder conhecer um pouquinho mais, por meio das imagens desta exposição, a força da agricultura no nosso continente”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul.

As melhores

O primeiro lugar Profissional campo ficou para Ricardo Wolffenbüttel, de Santa Catarina, com a imagem “A terra cura”. A melhor fotografia Profissional Máquina é de Sérgio Ranalli, com “A colheita”. Na categoria Amador, o vencedor Campo foi Noilton de Lacerda (Bahia) e, Máquina, Rodrigo Arabori. Eles foram os vencedores com as fotos “Simplicidade” e “Colheita de milho”, respectivamente.

Com a foto “Tocando para Pacha Mama”, Uriel Montúfar, do Peru, recebeu a Menção Honrosa Profissional na categoria campo. Também tiveram o reconhecimento nessa categoria João Henrique Garrigos, do Brasil, com a foto “O caipira”, e Menção Honrosa Amador campo com Malely Sanches, da Colômbia, que apresentou a fotografia “Renascer”. 

Além das sete imagens premiadas, outras 24 farão parte do evento, sendo elas:

- “Mulher e a alpaca”, Uriel Montúfar (Peru);
- “A casa de Pedro Marmeleiro”, Daniel Castellano (Brasil);
- “A horta da dona Maria Inês Riva”, Fellipe de Alcântara (Brasil);
- “A pega de boi”, Miguel Salvador (Brasil);
- “Atentas”, Ariel Miranda (Uruguai);
- “Bem viver”, Ana Mendes (Brasil);
- “Caminho para o campo”, Federico Orozco (Colômbia);
- “Campo próprio”, Márcio Menasce (Brasil);
- “Candeia”, Nereu Cavalheiro (Brasil);
- “Corrida de cavalos nos Altos Andinos”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Cavalo negro e seu dono”, Daniel Soares (Brasil);
- “Dedicação no campo”, Fernando Martinho (Brasil);
- “Engenho de madeira com tração animal”, Rui Barreto (Brasil);
- “O nascedouro de árvores”, Sérgio Ranalli (Brasil);
- “Rambo do bananal”, Albari Rosa (Brasil);
- “Roscasiri”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Saudação matinal”, Cesar Martinez (Colômbia);
- “Descanso na cozinha”, Antonio Herrera (Colômbia);
- “Colheita do pão de cada dia”, André Shimohiro (Brasil);
- “Coliseu do campo”, Victor Imesi (Brasil);
- “Plantio”, Daniel Machado (Brasil);
- “Semeador”, Daniel Machado (Brasil”;
- “Sucessão de espanto”, Ana Cecilia Casnati (Uruguai);
- “Rotina”, Carlos Aliperti Júnior (Brasil).

A atual edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo contou com 2.201 imagens registradas por 530 fotógrafos entre profissionais e amadores. Do total de participantes, 211 são profissionais, responsáveis por 895 fotos de campo e 141 de máquina. Já os amadores são 319, que produziram 953 imagens de campo e 212 de máquina. Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O prêmio é realizado pela Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial. A exposição itinerante em Curitiba tem o apoio do MIS-PR e do governo do Estado do Paraná.

Serviço
Exposição Itinerante 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Data: 24 de agosto a 21 de novembro de 2021
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba (PR)
Horário: Terça a sexta, das 10h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 12h30 às 16h

 

Fonte: Barulho Curitiba

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
CASA JOAO TURIN - A Casa João Turin foi inaugurada em 1989, com o objetivo de preservar o acervo do artista. Além da exibição permanente do acervo, a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas escultores e projetos de interação museu/escola.
Saiba mais
FUNDAÇÃO SANTOS LIMA - Esta empresa de capital privado foi fundada no ano de 1984.
Saiba mais
Manolo Saez - Desde 1968 quando se mudou para Curitiba,
Saiba mais
MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo -
Saiba mais
Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
MUSEU BOTANICO MUNICIPAL - em por objetivo ser fonte de pesquisa científica e de divulgação da flora brasileira, e para tanto, possui um Centro de Informação Botânica e um Herbário com aproximadamente 400 mil exsicatas do Brasil e exterior.
Saiba mais
MUSEU DE HISTORIA NATURAL - O Museu de História Natural Capão da Imbuia, situado num Bosque remanescente de Floresta com Araucária na região urbana de Curitiba, é referência nacional na área de pesquisa zoológica, com importantes coleções científicas regionais e corpo técnico altame
Saiba mais
MUSEU DO EXPEDICIONARIO - O Museu do Expedicionário busca divulgar e difundir, para fins educativos, a participação histórica do Brasil na Segunda Guerra Mundial, por meio da preservação de documentos e artefatos de guerra.
Saiba mais
MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
MUSEU PARANAENSE - O Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era então, o primeiro no
Saiba mais
Ópera de Arame - O Ópera de Arame é um teatro localizado em Curitiba.
Saiba mais