Carregando... aguarde
Museu do Zebu - Guia das Artes
Museu do Zebu
na próxima segunda às 13:00h
Museus
Museu do Zebu
Horários de funcionamento
dom
seg
13:00
18:00
ter
13:00
18:00
qua
13:00
18:00
qui
13:00
18:00
sex
13:00
18:00
sab
Local
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 22. São Benedito
Conteúdo

O Museu do Zebu foi criada no ano de 1984, durante a 50ª Exposição Nacional de Gado Zebuíno - EXPOZEBU, dentro do Parque Fernando Costa em Uberaba - MG, na antiga casa pertecente ao Ministério da Agricultura.

 

Em 1983, a ABCZ na gestão de Newton Camargos Araújo, decide realizar um projeto de"Comemoração dos 50 anos da ABCZ", propondo uma ampla recuperação da memória da Instituição desde os seus primórdios. Contrata então, um trabalho de levantamento histórico visando uma publicação, durante o qual foram surgindo documentos, fotos, objetos, relíquias dos pioneiros, enfim um rico acervo que merecia ser exposto de forma organizada.
Com a ajuda do Sr. Arnaldo Rosa Prata, ex-presidente da ABCZ, que naquel momento ocupava o cargo de Secretario de Estado da Agricultura, interveio no senttido dde obter assessoria e apoio da Superintendência de Museus do Estado de Minas Gerais, para a implantação do Museu do Zebu.

Na época duas entidades se juntaram ao projeto da ABCZ: a Fundação Cultural e as Faculdades Integradass de Uberaba/FIUBE (hoje Universidade de Uberaba - UNIUBE), firmando uma parceria com o objetivo de, "preservar a memória e a cultura do zebu".
Vários pessoas participaram deste projeto, entre elas estão Maria Carmelita Rodrigues da Cunha (grande entusiasta da idéia), José Aparecido (Superintendente de Museus de Minas Gerais), Priscila Freire, Jorge A. Nabut (Fundação Cultural de Uberaba), Cristina Ávila, Maria Antonieta Borges Lopes (autora do livro ABCZ: estória e história e diretora do MZ de 1984 - 1988) e muitas outras pessoas que contribuíram para esse sonho ser concretizado.

Após a elboração do projeto museal do Museu do Zebu, sua inauguração foi marcada para maio de 1984, ocasião das Comemorações do 50 anos da ABCZ. O nome do Museu do Zebu escolhido homenagea um dos fundadores e ex-presidente da ABCZ, que havia falecido recentimento recentemente, o Sr. Edilson Lamartine Mendes.

A inauguração do MZ em maio de 1984, pelo presidente da ABCZ Newton Camargos de Araújo foi apludida pelo Secretáio de Estado de Cultura de Minas Gerais, José Aparecido afirmando que o "O Museu do Zebu vai se tornar a cassa de memória de Uberaba".

Em 1987 a Fiube/UNIUBE se retirou da parceria responsável pela manutenção do Museu, sendo mantido o convênio com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Uberaba.

Em 1991 o Museu do Zebu deixa de ser um Departamento da ABCZ, sendo criada a Fundação Museu do Zebu que lhe dá autonomia para buscar recursos financeiros próprios e mais agilidade de decisões e de ações, contando ainda com o recursos financeiros da ABCZ.

Hoje a Fundação Museu do Zebu - "Edilson Lamartine Mendes" continua cumprindo seu papel de curar e conservar a história, a memória e a cultura do zebu reafirmando esse compromisso todo dia com a sociedade mantendo a "História sempre acesa".

Contato
TELEFONE: (34) 3336-5214

FAX: (34) 3336-5214

E-MAIL: museuzeb@terra.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,5Km - Museu Chico Xavier - O antigo quarto de Chico é impressionante,existem boinas, roupas, imagens, terços, cosméticos, livros (inclusive alguns deles bem antigos e gastos) ente outros objetos.
Saiba mais
2,7Km - Museu de Arte Sacra do Brasil Central - O acervo, rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, al
Saiba mais
46,0Km - Museu Municipal de Conquista - Trata-se de um museu composto por um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor histórico e cultural.
Saiba mais
54,0Km - Museu Histórico Corália Venites Maluf - O Museu possui em seu acervo peças que contam a história da cidade, de sua fundação e consolidação como município próspero.
Saiba mais
64,8Km - Museu Histórico Capitão Joaquim Ribeiro da Rocha - Todo o acervo do museu é proveniente de doações. Dentre os documentos históricos destaca-se uma declaração de imposto de compra de escrava e entre os objetos museológicos destacam-se as urnas funerárias indígenas com alguns dentes.
Saiba mais
72,4Km - Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis - O Museu Municipal passou a reunir importantes objetos, documentos, quadros, fotografias que retratam a história econômica, política, social e cultural do município.
Saiba mais
74,8Km - MUSEU MANOEL PEREIRA DE RESENDE - O Museu está instalado na antiga sede da Fazenda Engenho da Serra, que foi desapropriada, desmontada e relocada para a cidade nova. Preserva a memória histórica e arquitetônica do município e retrata as casas rurais. Conta também com acervo sacro que pert
Saiba mais
100,4Km - Museu Universitário de Arte - Acervo de obras modernas e contemporâneas, espaços expositivos, reserva técnica, sala de conservação e restauro, oficina de ação educativa e auditório com 60 lugares.
Saiba mais
100,4Km - Museu de Urbelância - O prédio, grandioso à época, é ainda hoje um dos marcos históricos de Uberlândia. Impõe-se em sua forma, arquitetura e espaço implantado, revelando a sensibilidade e habilidade do projetistaCypriano D’el Fávero.
Saiba mais
103,3Km - Laboratório de Artes - Iniciativa de um grupo de artistas e produtores culturais da cidade, como um projeto coletivo de produção e integração das mais diversas manifestações culturais e artísticas locais.
Saiba mais
398,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
599,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais