Carregando... aguarde
Um itinerario de Ressignificacao--- - Guia das Artes
Um itinerário de Ressignificação
amanhã às 10:00h
Um itinerário de Ressignificação
Quando acontece
termina na Domingo, 28 Abril
dom
09:00
13:00
seg
ter
10:00
17:00
qua
10:00
17:00
qui
10:00
17:00
sex
10:00
17:00
sab
13:00
17:00
Local
Museu Regional de São João del-Rei
R. Mal. Deodoro, 12 - Centro, São João del Rei - MG
Conteúdo
 
Diego Mendonça apresenta a exposição 'Um Itinerário de Ressignificação', com obras feitas a partir de materiais de refugo das marcenarias de São João del-Rei
 
 
 
O conceituado e premiado artista quer provocar uma reflexão sobre a utilização dos materiais extraídos da natureza e sua preservação
 
 

Diego Mendonça apresenta a exposição “Um itinerário de Ressignificação” no Museu Regional de São João del-Rei,  com obras  feitas a partir de materiais coletados em três marcenarias e uma oficina de molduras da cidade,  trazendo uma ressignificação para esses materiais, por uma perspectiva afetiva e ativista. A intenção é fazer o público refletir sobre a utilização dos materiais extraídos da natureza e sua preservação.

 
A mostra é resultado de uma pesquisa sobre materiais de refugo de marcenarias da cidade, que faz parte do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei, e encerra as propostas selecionadas no chamamento público realizado pelo Museu em 2022.

Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a rica construção artística do estado, agregando uma visão contemporânea e autêntica.


Mestrando em Artes e Sustentabilidade pela UFSJ, foi aluno do pintor Quaglia e, atualmente, é discípulo da artista Yara Tupynambá. Entre exposições individuais e coletivas, já expôs trabalhos na sede da ONU, no Consulado do Brasil em Nova York, e passou por lugares como Portugal, França, Áustria, Itália e Japão, além de várias cidades brasileiras. Recentemente, foi premiado na Bela Bienal Europeia e Latino América de Arte Contemporânea, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.
 
A exposição “Um itinerário de Ressignificação” fica em exibição na sala de exposições do Museu Regional até o dia 28 de Abril. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral.
 
 

Serviço
 
Exposição:  “Um itinerário de Ressignificação”
Artista: Diego Mendonça
Local: Museu Regional de São João del-Rei
R. Mal. Deodoro, 12 - Centro, São João del Rei - MG
Visitação: até 28 de abril de 2024
Dias e horários: de terça a sexta, das 10h às 17h, sábado, das 13h às 17h e domingo, das 9h às 13h (inclusive feriados)
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Gratuito
Censura livre
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves - Contando com um grande acervo de livros, filmes, quadros e obras diversas, o memorial tem instalações dignas de cidades do primeiro mundo, onde o visitante pode relaxar e fazer uma viagem no tempo.
Saiba mais
Memorial Tancredo Neves - Aberto em 08 de dezembro de 1990, em São João Del-Rei, Minas Gerais, o Memorial Tancredo Neves tem a responsabilidade de preservar e disponibilizar ao público o acervo referente à memória do ex-presidente Tancredo Neves.
Saiba mais
Museu Ferroviário de São João Del-Rei - O seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia.
Saiba mais
Museu Regional de São João Del-Rei - Hoje, o acervo de documentos é um dos mais importantes do país, e atrai pesquisadores de todos os Estados. São cerca de 50 mil documentos!
Saiba mais