
O Museu da Eletricidade, inaugurado no dia 6 de julho de 1985, conserva em dois espaços físicos distintos, a história da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina e da eletricidade no país. O espaço tecnológico que funciona no antigo prédio da Usina Maurício, localizado em Leopoldina é um museu vivo, no qual, as máquinas da usina estão em perfeito estado de conservação e funcionamento.
O segundo espaço físico do museu é o espaço documentário, localizado no centro da cidade em um casarão em estilo art nouveau cuja construção data de 1915. Nesse espaço existe um centro didático e interativo sobre o uso da eletricidade, além de diversos objetos, fotos e documentos importantes que guardam a história da Companhia.
O Museu da Eletricidade – Espaço Documentário foi inaugurado em 1985 e acha-se instalado em uma construção do início do século XX, com uma tipo de arquitetura urbana muito comum na época. Além do acervo, o Museu abriga um centro didático e interativo sobre o uso da eletricidade, a Super Estação de Energia. Na lateral do casarão, ainda dentro de seu complexo, há o Café do Museu e o Anfiteatro Ivan Müller Botelho.
e-mail: pedromarcoscataguases@hotmail.com