Carregando... aguarde
Constelações Visionárias a relação entre modaarte e filosofia -2016-08-03 - Guia das Artes
Constelações Visionárias , a relação entre moda,arte e filosofia
Evento encerrado
Constelações Visionárias , a relação entre moda,arte e filosofia
Quando aconteceu
Quarta, 03 Agosto até Sexta, 05 Agosto
Local
Galeria AMDO
Rua Cachoeira Dourada 44, Paraíso , Belo Horizonte
Conteúdo

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano? A partir destas, e outras, inquietações, o pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Brunno Almeida Maia, ministra o curso Constelações Visionárias: a relação entre Moda, Arte e Filosofia, que acontece entre 03 a 05 de agosto, quarta, quinta e sexta-feira, das 19h às 22h30, na Galeria AMDO, em Belo Horizonte (MG).

Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, no contexto do capitalismo cultural do século XIX, “Constelações Visionárias” propõe uma leitura do momento atual, a partir da relação entre Moda e Filosofia, apoiando-se nas metodologias arqueológicas e cartográficas: “O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura, economia, política, arte e pensamento; o cartógrafo, por seu turno, é aquele que, ouvindo os sinais das ruas, percebe, antecipa, o que está em vias de se produzir numa sociedade e numa determinada época”, argumenta Almeida Maia, que desenvolve pesquisa sobre o diálogo entre Literatura e Moda desde o ano de 2012, e é um dos autores do livro “Moda Vestimenta Corpo”, lançado em 2015 pela Editora Estação das Letras e Cores. Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura - o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – no processo de criação. Neste sentido, cada aula terá um tema, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que pretende instigar nos estudantes a observação que o ato de vestir-se vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo, o nosso tempo e a nossa cultura.

Costurando autores como Walter Benjamin, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Roland Barthes, Friedrich Nietzsche, Charles Baudelaire, Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Donna Haraway, Michel Foucault, Jacques Rancière, Richard Sennet, Virginia Woolf, Marcel Proust, entre outros, com movimentos políticos, artísticos e culturais como o Surrealismo, o Maio de 1968, os estilistas belgas do The Antwerp Six (Escola da Antuérpia), os costureiros japoneses – Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Issey Miyake – a Queda do Muro de Berlim, e a questão dos gêneros e sexualidades no contemporâneo, Brunno Almeida Maia pretende destacar a nova fase do projeto de pesquisa: “Desde 2012, o projeto ‘Literatura e Moda’ investiga a questão da narrativa, tanto presente nas obras de ficção, como numa criação de Moda.

A partir de ‘Constelações Visionárias’, seguiremos um viés de indagação de temas que são urgentes em nosso tempo. A escolha entre o possível diálogo entre Moda e Filosofia, por meio da história, consiste neste desejo em decifrar as constelações que conjugam uma atitude visionária: despontam no longe e no silêncio, mas sinalizam o desejo por suas descidas à Terra, ou a capacidade que temos em decifrar os sinais de mudanças históricos”. Em São Paulo, o curso que passou por locais como Sesc Pompéia, Sesc Consolação, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade e Escola São Paulo, recebe as inscrições, para as 20 (vinte) vagas, durante o período de 14 a 27 de julho, pelo site www.amdo.com.br/galeria/. A taxa única de inscrição é no valor de R$ 150,00.

SOBRE A GALERIA AMDO A AMDO é uma galeria de moda contemporânea criada em abril de 2015, em Belo Horizonte, com o objetivo de repensar maneiras de se ver e consumir moda. Representamos 8 marcas e designers locais que se conectam em torno de uma produção lenta, autoral e experimental.

Informações adicionais
O curso só será realizado, em caso de fechamento de turma, com 20 (vinte) vagas.Classificação: a partir de 16 anos.
Preços e pagamento
Valor: 150,00 (cento e cinquenta reais).Inscrição: de 14 a 27 de julho de 2016, pelo site www.amdo.com.br/galeria/20 vagas.O curso só será realizado, em caso de fechamento de turma, com 20 (vinte) vagas.Classificação: a partir de 16 anos.
Contato
Constelações Visionárias – A relação entre Moda, Arte e Filosofia.

Datas: 03, 04 e 05 de agosto de 2016 (quarta, quinta e sexta-feira).
Horário: das 19h às 22h30.
Local de realização do curso: Rua Cachoeira Dourada 44, Paraíso, Belo Horizonte – MG.
Telefone: (31) 98874-6310.

Ministrante:
Brunno Almeida Maia (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo).

Valor: 150,00 (cento e cinquenta reais).
Inscrição: de 14 a 27 de julho de 2016, pelo site www.amdo.com.br/galeria/
20 vagas.
O curso só será realizado, em caso de fechamento de turma, com 20 (vinte) vagas.
Classificação: a partir de 16 anos.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,0Km - Galpão Paraíso 44 - O espaço matém um espaço expositivo com 360m2, além de ateliês, e sala para conversas e workshops.
Saiba mais
1,2Km - Moldura Minuto - A Moldura Minuto nasceu em 1999 com o conceito de emolduramento rápido e hoje forma uma rede com de cerca de 71 lojas espalhadas por 31 cidades do Brasil. O espaço comercializa fotos, quadros, serigrafias e imagens gráficas. Atualmente a empresa possui um
Saiba mais
1,2Km - Lemos de Sá Galeria de Arte - A galeria iniciou suas atividades em 1992, com o nome de Kolams Galeria de Arte. Realiza exposições e produz livros e eventos afins. Mantém em acervo obras de Amilcar de Castro, Célia Euvaldo, Sergio Sister, Pedro David, Maria-Carmen Perlingeiro, Manfredo
Saiba mais
1,2Km - Mama - Cadela Galeria de Arte - Pedro Moraleida: Pintura e Desenho reúne trabalhos inéditos e obras exibidas apenas no exterior do artista mineiro (1977-1999). São 54 trabalhos, sendo 14 de grande porte. Curadoria de Adriano Gomide (de 28/02/15, às 14h, a 30/03/15).
Saiba mais
1,4Km - Centro Cultural SESIMINAS - Qualificado de acordo com os padrões internacionais, é considerado hoje um dos mais modernos complexos culturais do Brasil.
Saiba mais
1,5Km - Museu Nacional da Poesia - MUNAP é um museu sem forma e sem bordas, um museu que existe através de ações.
Saiba mais
2,2Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG - O acervo histórico do Centro de Memória é constituído por documentos, fotos e recortes de jornais, fontes para pesquisadores interessados na recuperação da memória da instituição.
Saiba mais
2,2Km - Centro de Memória da Medicina de MG - UFMG - Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis.
Saiba mais
2,3Km - AM Galeria de Arte - A galeria iniciou as atividades em 1990 com representação somente de grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos e Marcos Coelho Benjamim. Mais tarde, abri
Saiba mais
2,4Km - Memorial Minas Gerais Vale - Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções - esta é a proposta do Memorial Minas Gerais - Vale.
Saiba mais
271,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
345,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
491,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais