Carregando... aguarde
Dalí A Divina Comédia-2017-04-26 - Guia das Artes
Dalí: A Divina Comédia
abrirá em 56 minutos
Dalí: A Divina Comédia
Quando acontece
Quarta, 26 Abril até Domingo, 02 Julho
dom
12:00
19:00
seg
ter
10:00
20:00
qua
10:00
20:00
qui
10:00
20:00
sex
10:00
20:00
sab
10:00
20:00
Local
Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Conteúdo

Dalí: A Divina Comédia reúne 100 gravuras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, pertencentes a uma coleção privada da Espanha.

Pintor, escultor e gravurista, o catalão Salvador Dalí (1904-1989) alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizzarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Realizou obras para grandes clássicos da literatura ocidental, com destaque para a série em aquarela onde expõe sua visão sobre a alegoria poética A Divina Comédia, de Alighieri, sendo esta uma de suas criações mais apreciadas.

As imagens ilustram cada canto do poema épico de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado por sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

Alguns conjuntos desta obra de 100 gravuras de Dalí foram impressos com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último. Os trabalhos foram apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o "Inferno", em 1962, o "Purgatório" e, em 1964, o "Paraíso".

Para Dante, homem-síntese da Idade Média, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade, que só em Deus se encontravam. Sua obra poética é uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida. Mas esta teria sido escrita na época para reformar moralmente o mundo, que o poeta via imerso em situação pecaminosa; para despertar nos homens a consciência da redenção.

Contato
Telefone: +55 (85) 3453-2770
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
0,2Km - Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais
0,9Km - Museu de Arte e Cultura Popular - Acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).
Saiba mais
0,9Km - Museu do Ceará - Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
Saiba mais
1,0Km - Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira - O museu tem como objetivo a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade, através da documentação do material fotográfico, cinematográfico, televisivo, jornalístico, dentre outros que assegure às gerações futuras o legado de sua herança cul
Saiba mais
1,4Km - Museu do Automóvel - O Museu possui carros raros como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Saiba mais
1,5Km - Theatro José de Alencar - O Theatro José de Alencar fica localizado em Fortaleza.
Saiba mais
1,9Km - Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
3,1Km - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público.
Saiba mais
5,0Km - Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
6,8Km - Museu da Loucura - Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena.
Saiba mais
6,9Km - Vaca Magras - Projetadas como uma intervenção urbana, as obras circularam por várias avenidas de Fortaleza e da Região Metropolitana.
Saiba mais
629,1Km - Mostra Pôster Arte Design - Abril Pro Rock reabre Centro Cultural Correios com exposição.
Saiba mais
629,2Km - Henri Matisse - Jazz - Os trabalhos apresentados na exposição integram o álbum 'Jazz', composto por figuras cujas formas se associam ao ritmo de uma orquestra desse gênero musical.
Saiba mais
1.687,1Km - O Corpo é a Casa - A exposição é composta por cerca de 40 obras e dentre os destaques estão a Casa gorda (2003), com dimensões gigantescas e quase 2 toneladas de peso.
Saiba mais
1.689,2Km - Coleção Brasília - Patrimônio Cultural da Humanidade - A obras expostas foram inspiradas no trabalho de Oscar Niemeyer.
Saiba mais
1.689,2Km - Diáspora - Josafá Neves - A exposição retrata as raízes da cultura afro-brasileira.
Saiba mais
1.689,2Km - Caixa-Preta - Celso Brandão - Mostra retrata as diferentes culturas que formam o Brasil.
Saiba mais
1.689,2Km - Rubem Valentim - Construção e Fé - Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, essa mostra apresenta pinturas, relevos e esculturas do artista baiano Rubem Valentim.
Saiba mais
1.689,6Km - Poesia, Geometria, Construção - Rubem Valentim e Francisco Galeno também são contemplados na mostra “Poesia, Geometria, Construção” na Câmara Legislativa.
Saiba mais
1.690,0Km - MunDez - "MunDez" mostra o equilíbrio entre artistas clássicos e contemporâneos.
Saiba mais