Carregando... aguarde
Theatro José de Alencar - Guia das Artes
Theatro José de Alencar
abrirá em 3 horas e 53 minutos
Teatros
Theatro José de Alencar
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
R. Liberato Barroso, 525 - Centro
Conteúdo

O Theatro José de Alencar é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. É referência artística,turística e arquitetônica no país, além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Enquanto teatro-monumento, conta com seleta programação cênica e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas. Além disso, por meio das construções e equipamentos anexos, é considerado um grande espaço aglutinador de pesquisa, formação, produção e difusão artística.

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910. Apresenta arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares que comporta 800 lugares. O complexo do Theatro conta ainda com auditório de 120 lugares,foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2 600 metros quadrados, que sedia seu Centro de Artes Cênicas (CENA), além do Teatro Morro do Ouro; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre de capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar; aOrquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; o Curso Princípios Básicos de Teatro e o grande jardim projetado por Burle Marx.

Contato
Telefone: +55 (85) 3101-2583
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
0,6Km - Museu do Ceará - Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
Saiba mais
0,7Km - Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira - O museu tem como objetivo a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade, através da documentação do material fotográfico, cinematográfico, televisivo, jornalístico, dentre outros que assegure às gerações futuras o legado de sua herança cul
Saiba mais
0,7Km - Museu de Arte e Cultura Popular - Acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).
Saiba mais
0,8Km - Museu do Automóvel - O Museu possui carros raros como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Saiba mais
1,3Km - Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais
1,7Km - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público.
Saiba mais
3,0Km - Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
4,0Km - Pinakotheke – Fortaleza - Foi inaugurada em 1987, focando na arte brasileira.
Saiba mais
5,5Km - Museu da Loucura - Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena.
Saiba mais
6,2Km - Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
2.162,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.199,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais