Carregando... aguarde
Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri - Guia das Artes
Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri
aberto agora
Museus
Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri
Horários de funcionamento
dom
09:00
14:00
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
José Augusto Araújo, 326. Centro
Conteúdo
O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA) de Santana do Cariri foi fundado em 1985 pela prefeitura municipal de Santana do Cariri, sendo o então prefeito municipal, Plácido Cidade Nuvens. Em 1991, o Museu foi doado à Universidade Regional do Cariri – URCA, passando a integrar a estrutura da universidade como núcleo de pesquisa e extensão.A partir de 1997, através do projeto de implantação do Complexo Paleontológico da Chapada do Araripe, o Museu tornou-se propulsor da pesquisa paleontológica, na divulgação da ciência e no apoio à cultura do Cariri. Também, através do Núcleo de Difusão Tecnológica, o museu oferece regularmente cursos, treinamentos, encontros, palestras e representa um ponto de apoio logístico para pesquisadores de todo o mundo. O Museu também possui acervo bibliográfico especializado (Geologia, Biologia, Paleontologia, Química, Física, entre outros), centro de intercâmbio científico, videoteca e recursos audiovisuais.O Museu de Paleontologia da URCA em Santana do Cariri mantém projetos de escavações permanentes de fósseis em toda a Bacia do Araripe, bem como coleta sistemática de fósseis nas frentes de escavações do calcário laminado, nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri. Esse programa é a principal ferramenta contra a exploração clandestina e o tráfico de fósseis na região. O museu recebe, em média, 900 visitantes por mês, sendo um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri.Seu atual acervo abriga vários grupos de fósseis, sendo que seus maiores representantes são: troncos petrificados (por silicificação), impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes (crustáceos, aranhas, escorpiões e insetos); peixes (tubarões, raias e diversos peixes ósseos), anfíbios e répteis (tartarugas, lagartos, crocodilianos, pterossauros e dinossauros). Todo esse material fossilífero é proveniente, principalmente, das Formações Missão Velha e Santana (membros Crato, Ipubi e Romualdo) da Bacia do Araripe.
Contato
telefones: (88) 3545-1206 / 3545-1320

fax: (88) 3545-1320

e-mail: amfsales@urca.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
36,2Km - Museu de Artes Vicente Leite - O acervo é composto por doações de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, xilogravuras e fotografias.
Saiba mais
45,0Km - Museu Vivo do Padre Cícero - Possui cinco ambientações com personagens em tamanho real, feitos de resina e poliéster.
Saiba mais
67,1Km - Museu de Ciências Naturais e de História Barra do Jardim - O acervo de peças fossilíferas, machadinhas e vasos indígenas foi adquirido através de doações, campanhas e pesquisas de campo. Enfim, o acervo é composto de indumentária, mobiliário, armas, utensílios domésticos, fotografias, objetos sacros, fósseis, art
Saiba mais
144,7Km - Museu Regional dos Inhamuns - Pertence a Fundação Bernardo Feitosa. Possui fósseis de peixes com mais de 110 milhões de anos, ossos de mastodontes, tatus e preguiças gigantes são encontrados no museu.
Saiba mais
192,6Km - Museu Municipal Padre Geraldo de Pedra Branca - O acervo é composto por utensílios domésticos, indumentária dos vaqueiros, numismática, mobiliário e fotografias históricas.
Saiba mais
201,6Km - Museu de Curaçá Auristela Torres D. Telú - O Museu de Curaçá Auristela Torres (D. Telu), fundado em dezembro de 2005, é uma fonte de conhecimento da história do município, além de ser um atrativo para os turistas que ali se destinam.
Saiba mais
208,9Km - Museu Maria Adélia Saboya - O acervo foi constituído a partir de objetos da família Pires do início do século XX e de doações de pessoas do município e do próprio município.
Saiba mais
229,0Km - Museu Professor Cícero Pinto do Nascimento - O acervo foi conseguido através de campanhas de arrecadação de objetos antigos junto à população de Boa Viagem, que muito colaborou e continua colaborando para a ampliação do museu.
Saiba mais
259,2Km - Museu Histórico Jacinto de Sousa - O acervo de 1.353 peças é composto de utensílios domésticos e mobiliários, história arquitetônica em maquete, fotografias, documentos e objetos, arte sacra,imagem, som e comunicação, produção cultural, indumentária, fósseis e outros.
Saiba mais
263,2Km - Museu Regional do São Francisco - No acervo há documentos, fotos, móveis, roupas e peças dos vapores que navegavam pelo São Francisco.
Saiba mais
1.755,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.795,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.961,6Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais