Bia Finkielsztejn é brasileira nascida no Rio de Janeiro em 01 de agosto de 1965.
Desenhista Industrial graduada pela ESDI, transferiu-se para Israel em 1988 na intenção de dar continuidade aos seus estudos. Graduou-se em Design Têxtil pela Shenkar School of Engeneering and Design, onde percorreu os caminhos do processo de criação e de produção em malharia, tecelagem e estamparia.
O projeto de Graduação “A Última Tribo” foi o resultado de pesquisa realizada no Museu do Índio no Rio de Janeiro e elaboração do projeto na Shenkar. A Coleção composta por seis painéis em malha, foi desenvolvida em máquinas eletrônicas e manuais, conhecimentos artesanais sobre o processo de feltragem, tingimento e estruturas de tecidos. A intenção foi apresentar algumas possibilidades de utilização de malhas em interiores, e a questão de conhecimentos quase “extintos”, assim como suas respectivas culturas.
A Última Tribo foi posteriormente selecionado entre os trabalhos de graduação para a exposição Matter and Spirit, dentro do Simpósio Internacional de Arte Têxtil daquele ano(1993). Este Simpósio ocorreu em Kiryat Tivon, uma cidade de artistas próxima a Tiberíades, no qual participaram artistas têxteis da Polônia, Romênia, EUA e Israel. Bia Finkielsztejn participou de oficinas que sem dúvida influenciaram seu trabalho até hoje.
De volta ao Brasil em 1996, trabalhou em indústrias desenvolvendo padronagens e como docente em diversas instituições de ensino.
Mestra em Design pelo Laboratório de Investigação de Living Design(LILD), Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, atualmente dá continuidade ao trabalho artístico em seu ateliê no Rio de Janeiro.