Carregando... aguarde
IV Festa de San Gennaro-2023-09-23 - Guia das Artes
IV Festa de San Gennaro
Evento encerrado
IV Festa de San Gennaro
Quando aconteceu
Sábado, 23 Setembro até Sábado, 23 Setembro
Local
Ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis (Rio Vermelho)
Ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis (Rio Vermelho)
Conteúdo

 

Celebrando a gastronomia italiana, festa reunirá 13 restaurantes de Salvador e diversas atrações culturais em 12h de programação

 

Consolidada como a grande celebração da gastronomia italiana em Salvador, a IV Festa de San Gennaro acontece no dia 23 de setembro (sábado), das 10h às 22h, no Rio Vermelho, reunindo 13 barracas gastronômicas com alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, oferecendo comida no formato de rua a preço acessível e apresentando uma programação cultural diversa.

 

Tradicionalíssima nas cidades de Nápoles, Nova Iorque e São Paulo, a Festa de San Gennaro já caiu no gosto dos soteropolitanos. Por aqui, chegou de forma pioneira em 2018 pelas mãos do chef Celso Vieira e da sua sócia Valeska Calazans, e ganhou os contornos das festas de largo, resgatando esse espírito tão latente e importante em Salvador.

 

Com comida farta, descomplicada, de qualidade e a preços acessíveis, o evento celebra a boa gastronomia da capital baiana. Além do Pasta em Casa, participam da festa os restaurantes: Alfredo'Ro, Bella Napoli, Cantina Buoni Amici, Bottino Ristorante Italiano, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini Ristorante, Di Liana, Isola Cucina Italiana, La Lupa, Pepo e Segreto Ristorantino. As barracas estarão montadas nas ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis que estarão fechadas para a festa.

 

“San Gennaro certamente está contente! É uma excelente oportunidade para que nós, restaurantes, possamos celebrar juntos, oferecendo ao público uma ótima e variada comida, boa música e, sem dúvida, momentos incríveis” destaca o chef Celso Vieira, curador gastronômico do evento.

 

Além da farra ao paladar, a IV Festa de San Gennaro, que tem cenografia assinada por Mauro Braga, reserva uma programação cultural finamente preparada, com curadoria artística de Rose Lima (TCA e Casa Rosa) e direção musical de Luciano Salvador Bahia. Serão 12 horas de atrações começando sempre pela atração infantil, esse ano o espetáculo “Brincaderê” do Grupo Corrupio, seguido pelos shows de Bruna Barreto, Ana Barroso, Mário Soares com participação especialíssima de Carlos Prazeres, Sonora Amaralina, Cortejo Afro e Lazzo - atrações essas intercaladas pelo setlist do DJ Roger'n'roll, tudo orquestrado pelo ator convidado Marcelo Praddo, que mais uma vez encena o cicerone da Festa, o bispo San Gennaro.

 

A IV Festa de San Gennaro conta com apoios da Prefeitura Municipal de Salvador, de Coca-Cola, Novotel e Mercure Hotel. Em uma parceria com a Maratona de Salvador, realizada no domingo, dia 24, a festa irá oferecer um desconto de 10% em todas as barracas de comida a todos os maratonistas inscritos, mediante apresentação do comprovante de inscrição.

 

Sobre a Festa de San Gennaro

San Gennaro foi um bispo de Benevento, perseguido e decapitado pelo Império Romano, tornando-se santo e mártir da Igreja Católica. Uma mulher teria coletado um pouco do seu sangue, que estaria conservado, até hoje, em um relicário na Catedral de Nápolis. Um suposto milagre de liquefação deste sangue é celebrado com grande pompa e esplendor em 19 de setembro pelas ruas da cidade, com espaço garantido para o melhor da gastronomia local. Uma das festas mais antigas e importantes em Nova Iorque, a tradicional San Gennaro, que também é comemorada em São Paulo há 48 anos.

 

SERVIÇO:

IV Festa de San Gennaro - Salvador

Restaurantes participantes: Alfredo'Ro, Bella Napoli, Cantina Buoni Amici, Bottino Ristorante Italiano, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini Ristorante, Di Liana, Isola Cucina Italiana, La Lupa, Pasta m Casa, Pepo e Segreto Ristorantino.

Data: 23 de setembro de 2022 (sábado)

Horário: 10h às 22h

Local: Ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis (Rio Vermelho)

Aberto ao público

Realização: Grupo Pasta em Casa

 

FICHA TÉCNICA:

Realização: Grupo Pasta em Casa

Direção Geral: Valeska Calazans e Celso Vieira

Coordenação de Produção: Valeska Calazans

Produção Executiva: Leka Hatori e Rebeca Ernesto

Curadoria artística: Rose Lima

Direção artística: Luciano Salvador Bahia

Produção Artística: Rebeca Castro

Cenografia: Mauro Braga

Assessoria de Imprensa: Aline Valadares

Design: Pedro Chequer

Fotografia: André Fofano

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Bahia"
Museu Abelardo Rodrigues - Seu acervo está focado na arte sacra produzida no Brasil.
Saiba mais
Museu da Misericórdia - A história da Santa Casa da Bahia se confunde com a própria história da nossa cidade. Fundadas no mesmo ano, ambas pelo governador-geral Tomé de Sousa, a Santa Casa veio junto com os portugueses e os mesmos ideais da Santa Casa de Lisboa.
Saiba mais
Museu de Arte da Bahia - O acervo do MAB foi formado por meio da união de diversas coleções amealhadas na Bahia por particulares e por representantes do poder público desde meados do século XIX.
Saiba mais
Museu de Ciência e Tecnologia - Possui um edifício emblemático de grande significado arquitetônico. O MCT é o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina tendo sido inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, pelo então governador Roberto Santos, com ajuda de especialistas ingle
Saiba mais
Museu Frei Germano Citeron - O acervo do Museu Frei Germano Citeroni é composto por objetos variados e de diversos estilos, tais como: peças de uso, objetos pessoais de cada Frade, objetos da comunicação, da literatura, da pregação, imagens que reportam às antigas capelas e às grande
Saiba mais
Museu Henriqueta Catharino - Sólida e ricamente construído, com pisos de mármore e madeira, largos ambientes, e espaçosas circulações ao redor das escadas, o casarão que abriga a Fundação Instituto Feminino da Bahia que deslumbra pela arquitetura, desafiará o visitante a imaginar ali
Saiba mais
Museu Ilê Ohun Lailai - O acervo é composto por insígnias, indumentária, mobiliário, medalhas e utensílios domésticos, vivenciando assim as influências etno-culturais dos yorubá na Bahia.
Saiba mais
Museu Tempostal - O acervo do Museu Tempostal é composto por postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedentes da coleção de Antônio Marcelino do Nascimento.
Saiba mais
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica - Reúne valioso acervo com 1.200 peças de azulejaria e cerâmica assinadas pelo ceramista alemão Udo Knoffe outras por ele coletadas. Destacam-se azulejos nacionais, recolhidos das fachadas da tradicional Salvador, e estrangeiros, procedentes de Portugal,
Saiba mais
Paulo Darzé Galeria de Arte -
Saiba mais