Carregando... aguarde
Antonio Rafael Pinto Bandeira artista - Guia das Artes
Antonio Rafael Pinto Bandeira
Informações
Nome:
Antonio Rafael Pinto Bandeira
Nasceu:
Niterói, RJ (09/03/1863)
Faleceu:
Rio de Janeiro, RJ (28/08/1896)
Biografia

Pintor e professor. Antônio Rafael Pinto Bandeira (1863: Niterói, RJ – 1896: Idem). Descendente de escravos, praticou com competência paisagens, retratos e naturezas-mortas. Um dos maiores marinhistas de sua geração, suicidou-se com pouco mais de 30 anos, lançando-se de uma barca na baía da Guanabara.

Cronologia

1879-87 – Frequentou a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde teve como professor Zeferino da Costa e como colegas Rafael Frederico, Oscar Pereira da Silva, Hilarião Teixeira, Eliseu Visconti, Batista da Costa e Rosalvo Ribeiro. 1887-90 – Residiu em Salvador, onde lecionou desenho do Liceu de Artes e Ofícios. 1890 – Retornou a Niterói com a intenção de criar uma Escola de Belas Artes. Realizou uma mostra individual, a saber: 1886 – Academia Imperial de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. Participou das seguintes exposições coletivas: 1883-85 – Exposição Geral de Belas Artes, Academia Imperial de Belas Artes, Rio de Janeiro (Menção honrosa em modelo vivo na edição de 1883; Medalha de ouro em pintura histórica e Menção honrosa, na de 1884; e Prêmio Imperatriz do Brasil, na de 1885). 1889 – Liceu de Artes e Ofícios, Salvador, BA (expôs 15 quadros, entre paisagens, santos e figuras). 1890 e 94 – Exposição Geral de Belas Artes, Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. Figurou postumamente em diversas mostras coletivas, entre as quais as seguintes: 1948 – Exposição Retrospectiva da Pintura no Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. 1953 – A Paisagem Brasileira até 1900, Bienal de São Paulo, São Paulo, SP; Retrospectiva, Museu Antônio Parreiras, Niterói, RJ. 1993 – Pintores Negros do Século XIX, Pinacoteca do Estado, Paulo, São Paulo, SP. Os acervos do Museu Nacional de Belas Artes e do Museu Antônio Parreiras possuem obras do artista.

Outras imagens
Colaboradores com informações sobre este artista

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Civilização Brasileira, 1969. < http://www.bolsadearte.com/.../pinto_bandeira. htmwww.bolsadearte.com/.../pinto_bandeira.htm

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar