Carregando... aguarde
Adrian Henri Vital van Emelen vida - Guia das Artes
Adrian Henri Vital van Emelen
Informações
Nome:
Adrian Henri Vital van Emelen
Nasceu:
Lovaina, Bélgica (10/10/1868)
Faleceu:
São Paulo, SP (27/07/1943)
Biografia

Adrien Henri van Emelen era filho de Léon van Emelen (Bekkevoort, 1829 - Lovaina, 1900). Escultor de estátuas de santos como as encontradas na Igreja Sint-Jan-de-Doperkerk em Tongeren, Bélgica ou de personalidades públicas como as três estátuas colocadas nos nichos da Prefeitura de Lovaina.

Adrien Henri estudou com Constantin Meunier em Lovaina. Projetou principalmente figuras de terracota e medalhões de retratos. Seu irmão Jacques já vivia no Mosteiro de São Bento em São Paulo. Em 1920, ele acompanhou provavelmente seu segundo irmão Leo que era padre, para visitar a capital paulista.

Com mais de cinquenta anos, deixou sua terra natal e veio fixar-se em São Paulo. Essa mudança deveu-se aos insistentes convites de dois homens que gozavam de grande prestígio na época. O primeiro foi dom Miguel Kruse, abade do Mosteiro de São Bento e, o segundo, o historiador Afonso d'Escragnolle Taunay, nesse tempo operoso diretor do Museu Paulista, atualmente incorporado à Universidade de São Paulo e popularmente conhecido como Museu do Ipiranga. Ambos, empenhados em dotar as instituições que dirigiam de obras de arte para valorizá-las, estavam à procura de artistas de reconhecida competência.

Outras imagens
Colaboradores com informações sobre este artista

https://pt.wikipedia.org/wiki/Adrian_Henri_Vital_van_Emelen

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista