Adrien Henri Vital van Emelen (1868 - 1943) foi um pintor, escultor e professor belga que se radicou no Brasil. Notavelmente suas obras são expostas hoje no Mosteiro São Bento, e no Museu Paulista.
Nascido em 10 de outubro de 1968 na pequena cidade de Lovânia, na Bélgica, Arien Emelen frequentou a academia de belas artes de sua cidade natal. Durante sua formação foi pupilo do escultor e pintor belga Constantin Meunier. Mais tarde, sob recomendação de seu professor, o artista veio a estudar em Paris, na França. Entre 1884 e 1894 participou das preliminares do Prêmio de Roma para escultura. Entre os anos de 1893 e 1903 tomou parte em várias exposições importantes, como a “Exposição Universal des Beaux-Arts”, na cidade de Anvers, na Bélgica. A partir de 1849 passou a ser professor de desenho.
Por conta da invasão alemã durante a Primeira Guerra Mundial, van Emelen e sua família se exilaram no País de Gales. Quando o conflito acabou, voltaram brevemente à Bélgica mas, em 23 de agosto de 1920, se mudaram para o Brasil. Essa mudança deveu-se ao convite de Dom Kruse, abade do mosteiro de São Bento, empenhado em dotar ao mosteiro obras de arte para valorizá-lo, à procura de artistas de reconhecida competência.
Durante sua a morada no Brasil o artista esculpiu obras para o Mosteiro São Bento e para a Bolsa de Santos, entre outros. Diversas de suas obras também se encontram espalhadas por outros acervos, como no Museu do Ipiranga e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Adrien Henri Vital van Emelen morreu no dia 27 de Julho de 1943, na cidade de São Paulo.
Texto por Paulo Lorenzo Villela