Carregando... aguarde
Adelina Gomes obras principais - Guia das Artes
Adelina Gomes
Informações
Nome:
Adelina Gomes
Nasceu:
Rio de Janeiro - RJ - Brasil, 1916
Faleceu:
Rio de Janeiro - RJ - Brasil, 1984
Sobre o artista

Moça pobre, filha de camponeses, nasceu em 1916 na cidade de Campos, Rio de Janeiro. Fez o curso primário e aprendeu variados trabalhos manuais numa escola profissional. Era tímida e sem vaidade, obediente aos pais, especialmente apegada à mãe. Aos 18 anos apaixonou-se por um homem que não é aceito por sua mãe. Tornou-se cada vez mais retraída, sendo internada em 1937, aos 21 anos.

Apesar de sua atitude agressiva, negativista, não houve dificuldade para que aceitasse pintar quando começou a frequentar o ateliê de pintura em 1946. Inicialmente dedicou-se ao trabalho em barro, modelando figuras que impressionam pela sua semelhança com imagens datadas do período neolítico.

Na sua pintura pode-se acompanhar passo a passo as incríveis metamorfoses vegetais que ela vivenciou. Dedicou-se também à confecção de flores de papel e aos trabalhos de crochê, tornando-se uma pessoa dócil e simpática, sempre concentrada em suas atividades, produzindo com intensa força de expressão cerca de 17 mil e 500 obras.

Adelina faleceu em 1984. Sua produção plástica, e as importantes pesquisas daí desenvolvidas pela Dra. Nise ao longo de muitos anos, tornaram-se objeto de exposições, filmes, documentários e publicações.

Biografia

Adelina Gomes (Rio de Janeiro RJ, 1916 - idem 1984). Pintora e escultora. É internada em 1937, aos 21 anos de idade, no Centro Psiquiátrico D. Pedro II, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Freqüenta o Ateliê de Pintura e Modelagem desse Centro a partir de sua criação, em 1946, na Seção de Terapêutica Ocupacional. Lá dedica-se inicialmente ao trabalho em barro e em seguida à pintura. Produz até sua morte cerca de 17.500 obras que são tema de um importante estudo da Dra. Nise da Silveira, criadora dos ateliês e do Museu de Imagens do Inconsciente, fundado em 1952 para preservar essas obras. 

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar