Carregando... aguarde
As Minas no Mic-2023-04-01 - Guia das Artes
"As Minas no Mic"
Evento encerrado
"As Minas no Mic"
Quando aconteceu
Sábado, 01 Abril até Sábado, 01 Abril
Local
Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo
Avenida Armando Ítalo Setti, 80 - Baeta Neves
Conteúdo

 

Projeto acontece nos próximos dias 01 e 15/04, nas Fábricas de Cultura de São Bernardo do Campo e Itaim Paulista, respectivamente 
 
As Minas no Mic é um evento de hip hop, declamação de poesia e discotecagem que dá espaço para artistas mulheres e anônimas no rap, criando oportunidades para que elas cantem suas histórias num cenário ainda formado majoritariamente por homens. O projeto tem edição agendada, nos dias 01 e 15 de abril, nas Fábricas de Cultura de São Bernardo do Campo e Itaim Paulista, respectivamente.
 
“O projeto traz o rap e a poesia como carros-chefes, todos representados pelas mulheres deste movimento, cis e transgêneras. O conceito é abrir espaço para que elas possam demonstrar seu talento e suas músicas, provando que a mulher pode estar no lugar em que ela quiser”, comenta a produtora executiva Geovana de Souza. A curadoria das MCs foi feita pela própria Geovana, mais conhecida como Gi Guerreiras na Umild, fundadora do coletivo Guerreiras na Umild (2016), criado no intuito de promover e dar visibilidade à cena feminina no hip-hop. A articuladora partiu de duas premissas: as artistas serem da periferia das cidades do Estado de São Paulo, suas composições precisavam trazer denúncias contra o machismo e valorizar o empoderamento feminino. “As letras e rimas mostram os desafios enfrentados no dia a dia, mas também a potência que somos e representamos, incentivando as mulheres a buscarem por um futuro de igualdade e sem qualquer tipo de violência, desde a psicológica até a física”, comenta. No primeiro dia de evento (01/04) estarão Elaine Cabral, Naisa Zaiiah, Rosana Reis, Vanessa Kryolla, Systhar Coragem, DJs Bia Sankofa e Dagoma; no segundo (15/04), Mana Bella, Lauren Priscila, Naat Maat, Oasis, Pétala de Ferro, DJs Pri Groove e Dagoma. Uma roda de conversa online também acontecerá com as participantes do projeto para refletir sobre a violência contra a mulher.
 
“As Minas no Mic tem como base a valorização da identidade feminina do rap, um instrumento de resgate social que fomenta as ideias e a força dando visibilidade não só para a questão racial, mas também a de gênero, destacando a importância da inserção LGBTQIAP+ (principalmente das mulheres trans) nesse cenário cultural”.
 
Geovanna revela, ainda, que os próximos passos são em busca da viabilização de outras edições do evento “As Minas no Mic”: “A intenção é transformar este projeto em festival e que, a cada nova programação, sejam abertos outros espaços para talentos que hoje atuam no anonimato, sempre tendo como foco as mulheres cis e transgêneras no movimento hip-hop”.
 
 
 
SERVIÇO
AS MINAS NO MIC
Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo
Dia: 01/04
Horário: das 14 até 19h
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 80 - Baeta Neves, São Bernardo do Campo - SP
Classificação Livre
Ingressos Gratuitos
 
 
Fábrica de Cultura de Itaim Paulista
Dia: 15/04
Horário: das 14 até 19h
Endereço: Rua Estudantes da China, 500 - Itaim Paulista, São Paulo - SP
Classificação Livre
Ingressos Gratuitos
 
O evento contará também com recreação para as crianças de 04 até 10 anos, facilitando que mães e pais possam curtir com tranquilidade os shows.
 
Foto: Mana Bella | Marcos Alonso
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Anaqronías -
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
OMA Galeria - transmite um ar aconchegante e convidativo, na parte de dentro, a OMA Galeria conta com uma estrutura moderna e adequada para receber todos os tipos de arte.
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais