Carregando... aguarde
Museu Municipal das Comunicações - Guia das Artes
Museu Municipal das Comunicações
na próxima segunda às 08:00h
Museus
Museu Municipal das Comunicações
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
18:00
ter
08:00
18:00
qua
08:00
18:00
qui
08:00
18:00
sex
08:00
18:00
sab
Local
Av. Marechal Rondon, 295. Centro
Conteúdo
A antiga estação telegráfica Presidente Pena, inaugurada em 1914, se transformou no ponto turístico Museu das Comunicações em Ji-Paraná. O prédio revela a imponência e os desafios da época em que foi construído, com tijolos de barro (adobe) e cobertura em telhas em cerâmicas fabricadas artesanalmente. A robustez da edificação, bem como o acervo, tem atraído visitações regulares, especialmente dos estudantes.Construída com o objetivo de integrar o país por meio de linhas telegráficas interligando Santo Antônio do Rio Madeira (hoje Porto Velho) a Cuiabá, a estação telegráfica Presidente Pena é um marco na história de Rondônia.Na publicação “Ji-Paraná e sua história” está escrito que Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon, à época tenente-coronel) ergueu o prédio em madeira. “Após dezoito anos o prédio foi reconstruído em tijolos de adobe e transferido à Empresa de Correios e Telégrafos (ECT)”, explica Jairo Ardull, pesquisador e autor da publicação.Atualmente, o imóvel mantém as características originais e é administrado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná. O prédio já acomodou uma agência do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron) e outros órgãos públicos municipais. No local poderão ser apreciadas peças e o histórico sobre as linhas telegráficas, bases e estações telefônicas, caixa de coleta dos Correios, aparelhos de rádios e de telefonia, rádios comunicadores e outras peças.Além do acervo voltado exclusivamente para as comunicações, com peças específicas da ocasião de Marechal Rondon, o museu promove outras atividades culturais, por exemplo, exposições de fotografias e de artesanato indígenas. Dentre outros atrativos estão dois eventos anuais: a “Semana Nacional de Museus”, de 18 a 24 de maio, e a “Primavera de Museus”, em setembro.
Informações adicionais
Os homens são os mais interessados em visitar o Museu das Comunicações, segundo detalham as estatísticas internas da administração.Em 2014 foi registrada a visitação de 3721 pessoas, sendo 52,6% do sexo masculino e 47,4 do sexo feminino. “Os estudantes são maioria. Eles chegam em caravana, juntamente com os professores”, informa a responsável pelo acervo, professora Maricelma Almeida.Os dados demonstram que 73% dos visitantes são de Ji-Paraná, 17% de outras cidades rondonienses, 10% são turistas de outros estados e países.O Museu das Comunicações está localizado na praça da Linha Telegráfica, no centro de Ji-Paraná. O local é aberto à visitação das 8h às 17h30 de segunda-feira a sexta-feira. A entrada é franca.HOMENAGEMNa terça-feira (5), dia em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia em parceira com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria e Selva realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo. O evento, que será às 16h, no Porto Velho Shopping, é gratuito e aberto à população.
Contato
telefone: (69) 3422-8848
e-mail: culturajipa@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rondônia"
82,7Km - Museu da Imagem e do Som de Cacoal - Hoje temos cerca de 300 mil documentos, entre fotos, partituras, fitas de áudio. E criamos os depoimentos da posteridade, que é uma história oral, em que você recolhe o depoimento de alguém muito importante na literatura, na música, na fotografia e no cin
Saiba mais
161,4Km - Museu Rondon - Seu acervo atual ultrapassa mil peças, incluindo adornos plumários, indumentárias, armas, artefatos de ritual mágico, cerâmicas, instrumentos musicais, tecelagem, trançados, utensílios, etc, além do material fotográfico retratando o cotidiano das aldeias.
Saiba mais
318,9Km - Museu Geológico do Estado de Rondônia - Este museu apresenta a mais completa coleção de rochas e minerais do Estado de Rondônia e da Amazônia Sul – Ocidental, com aproximadamente 384 peças catalogadas.
Saiba mais
369,9Km - Museu Histórico Municipal - No pátio do museu estão expostas uma locomotiva 4-6-0, nº 20, fabricada pela Baldwin em 1909, engatada a um carro de passageiros e um vagão prancha antigo; e uma locomotiva 2-8-2, n° 17, fabricada em 1936 pela Berliner Maschinenbau, engatada a um vagão pr
Saiba mais
565,3Km - 2 - 5
Saiba mais
628,4Km - Sala Memória de Porto Acre - A Sala de Memória de Porto Acre é um dos últimos bens arquitetônicos do município, distante 58 quilômetro de Rio Branco, é a réplica de uma velha igreja construída no final da década de 1940.
Saiba mais
650,9Km - Biblioteca da Floresta Marina Silva - Tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável, reunindo e colocando à disposição dos pesquisadores e da sociedade as informações e as experiências do governo e dos movimentos socioambientais.
Saiba mais
650,9Km - Casa dos Povos da Floresta - Inaugurada em 2003, a obra que imita uma maloca indígena trata da história de ribeirinhos, seringueiros e índios.
Saiba mais
650,9Km - Memorial dos Autonomistas -Inaugurado em 20 de setembro de 2002 para mostrar, difundir e preservar a história do Movimento Autonomista do Acre, movimento político responsável pela emancipação do Acre à condição de Estado.
Saiba mais
650,9Km - Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Acre - Conhece-se tão pouco a respeito dos Tribunais de Apelação do Território do Acre, que não seria exagero afirmar que, na verdade, não se conhece quase nada.
Saiba mais
2.188,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.392,6Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais