Carregando... aguarde
Agenda Cultural Caxias do Sul-2020-01-20 - Guia das Artes
Agenda Cultural Caxias do Sul
Evento encerrado
Agenda Cultural Caxias do Sul
Quando aconteceu
Segunda, 20 Janeiro até Sexta, 31 Janeiro
Local
Caxias do Sul - RS
Conteúdo

 

De 24 até 31 de janeiro

 

EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES”

O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX. Entretanto, não se trata somente de uma exposição de calçados. A característica principal da exposição está, como o próprio título já indica, em perceber múltiplos caminhos, movimentos e empatias que são por eles representados, frente a efervescente dinamicidade da vida pretérita e/ou contemporânea. Assim, com tais calçados, as fotografias, as pinturas e os textos selecionados também dialogam e servem como mediadores emblemáticos do objeto que se encontra exposto.

Período: até 24 de janeiro de 2020

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 11h às 17h

Local: Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn

Entrada gratuita

 

EXPOSIÇÃO "VIDA EM TRAÇOS" 

"A Exposição “Vida Em Traços” vem trazer uma série de ilustrações onde os protagonistas quase sempre são personagens inspirados no cotidiano, com um certo olhar lúdico para cenas simples da vida. Simplicidade que também está na delicadeza dos traços e no uso moderado de cores. Faz parte também dessa exposição à série chamada descARTE, onde o aproveitamento de material que provavelmente iria para o lixo, aqui ganha vida com desenhos contemporâneos e uso de técnicas variadas."

Período: até 25 de janeiro de 2020

Horário: de segunda a sexta das 9 às 22h, nos finais de semana e feriados das 16h às 22h

Local: Galeria de Arte do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Entrada gratuita

 

EXPOSIÇÃO “ATELIER, OFICINA E ESTÚDIO”

Na exposição Atelier oficina estúdio será exibido  "um conjunto de quarenta e cinco trabalhos realizados fundamentalmente nos últimos dois anos. A exposição é composta por desenhos, pinturas, colagens, monotipias, manipulações digitais e arte objeto dos artistas Clara Kunert, Fabiana Gasperin Camargo, Heloísa Biasuz, Jean Bastos, Kátia Xavier, Marisa Rossoni, Mirian Gasparotto, Nadiamara Paim, Regene Rocha. Linguagens estas, articuladas em prerrogativas híbridas que dão o tom a ação criadora dos artistas, cada qual imerso em seu ponto de vista, a fim de transformá-lo de algo particular em um universal sensível ao olhar do espectador."

Período: até 25 de janeiro de 2020

Horário: de segunda a sexta das 9 às 22h, nos finais de semana e feriados das 16h às 22h

Local: Galeria de Arte do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Entrada gratuita

 

RODÍZIO DOMINICAL DE MUSEUS

Na região da Serra Gaúcha a vitivinicultura teria um papel fundamental e, por meio dela, os imigrantes italianos ampliaram as suas perspectivas para além da pequena propriedade rural. O terreno acidentado, com solo pobre ou pedregoso, não seria obstáculo tanto para a expansão do cultivo da uva quanto para o surgindo das primeiras cantinas.O Museu da Uva e do Vinho abriga, também, um busto de Primo Slomp, obra/homenagem da artista Dilva Conte a seu irmão, que presidiu a Cooperativa Vitivinícola Forqueta por muitos anos.

Data: 26 de janeiro

Visitas guiadas: das 11h às 17h

Local: Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

Entrada gratuita         

 

TUM TUM DE VERÃO

A Tum Tum de Verão, série ao ar livre que encerra a sétima temporada da Tum Tum Instrumental, levará a curiosa mistura de culturas e ritmos musicais ao Parque dos Macaquinhos. A fim de levar em pleno verão essa diversidade do chorinho do sul do estado e da musicalidade contemporânea latina ao público. A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Data: 26 de janeiro

Horário: 15h

Local: Parque dos Macaquinhos

Entrada gratuita

 

CINEMA DE VERÃO 2020

Serão 28 exibições gratuitas ao ar livre e em centros culturais de Caxias do Sul. O projeto tem como missão contribuir na formação de público para cinema, na democratização de acesso à cultura, na ocupação do espaço público com arte e na criação de novos espaços de convivência social. O Cinema de Verão tem financiamento pela Lei de Incentivo a Cultura de Caxias do Sul. Programação completa em http://www.varsoviacultura.com.br/p/cinema-de-verao.html

Período: de 27 de janeiro até 9 de fevereiro

Entrada gratuita

 

RODA DE CONVERSA - MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

Dia 29 de janeiro é reconhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. Neste dia, o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho recebe a roda de conversa sobre a realidade e a importância de estabelecermos o Mês da Visibilidade Transexual, em parceria com a ONG Construindo Igualdade, onde também ocorrerá a abertura da exposição “EM NOME DE TODXS”, do fotógrafo Mário André Coelho, na Sala de Exposições do Centro de Cultura.

Data: 29 de janeiro

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Entrada gratuita

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “EM NOME DE TODXS”

Dia 29 de janeiro é reconhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. No ano de 2004, a data é marco da primeira vez na história do país que travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para tratar da realidade da população trans e lançar a campanha “Travesti e Respeito”, sendo essa a primeira campanha nacional organizada pela Comunidade Transexual, promovendo o respeito e igualdade. A exposição contará com 32 fotos do fotógrafo Mário André Coelho.

Data: 29 de janeiro

Horário: 19h

Período: de 29 de Janeiro até 02 de Fevereiro

Horário: de segunda a sexta das 9 às 22h, nos finais de semana e feriados das 16h às 22h

Local: Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Entrada gratuita

 

MATINÊ ÀS 15h

“De Volta pro Futuro”

Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

Gênero: Fantasia/Filme de ficção científica

Duração: 1h56

Data: 30 de janeiro

Horário: 15h

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Ordovás

Entrada gratuita

 

FILME INÉDITO

“Maria Callas - Em Suas Próprias Palavras”

Um olhar intimista sobre a vida e a obra da cantora de ópera greco-americana Maria Callas, com filmagens nunca antes vistas, nas palavras da própria artista.

Gênero: Documentário

Duração: 1h53

Período: até 02 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Ordovás

Ingressos: R$10 inteira e R$5 (meia entrada para estudantes, beneficiários do ID Jovem, idosos e servidores públicos).

 

EXPOSIÇÃO “OS SEGREDOS DA JANELA”

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim recebe a exposição "Os Segredos da Janela" do fotógrafo caxiense Mauro Bettiol. O trabalho visual que Bettiol leva ao espaço da Galeria Municipal de Arte é composto por um conjunto de 40 telas, cada uma reunindo 16 imagens versando sobre um tema comum, que se oferece à perscrutação individual de cada visitante, instado a mergulhar no mundo imagético visual do artista abrindo uma “janela” específica em cada estação fotográfica.  

Período: até 28 de fevereiro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e no sábado, das 10h às 16h

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim

Entrada gratuita

 

DO GESSO À MADEIRA: REMINISCÊNCIA DE UM ESCULTOR

O Memorial Atelier Zambelli sedia, até abril de 2020, a exposição "Do gesso à madeira: reminiscência de um escultor”. A mostra fotográfica, que já esteve em exibição no Museu Municipal no mês de agosto, tem curadoria de Liliane Giordano e é resultado do trabalho de conclusão de curso do empresário José Alfredo Dalle Molle. 

Data: até 08 de abril de 2020.

Horário: de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h; sábados das 11h às 17h.

Local: Memorial Atelier Zambelli

Entrada gratuita

 

INSCRIÇÕES:

 

GENTENCENA

A Secretaria da Cultura, por meio da Unidade de Arte e Cultura reabre as inscrições para o Projeto GentEncena, oferecendo oficinas gratuitas de teatro nos seguintes locais: SCFC - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmãos Sol, Cidadania-Cultura (antigo CEU), Loteamento Rota Nova, Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e na Salão da Igreja do bairro São Caetano. O GentEncena tem o objetivo de descentralizar o acesso de crianças, jovens e adultos a linguagem teatral na cidade, investindo na disseminação da Cultura caxiense. O Projeto ocorre desde 1998 e cumpre um papel importante na formação social das comunidades participantes. As inscrições poderão ser realizadas no período de 27 de janeiro a 14 de fevereiro, pelo fone: 54 3901-1388, ramal 206 ou pelo e-mail: unidadedeteatro@caxias.rs.gov.br.

 

CULTURA NA COMUNIDADE

A Secretaria da Cultura, por meio da Unidade de Arte e Cultura reabre as inscrições para o Projeto Cultura na Comunidade, oferecendo oficinas gratuitas de artesanato, violão, dança e musicalização, nos seguintes locais: Estação Cidadania-Cultura (antigo CEU), Campos da Serra, Centro comunitário do bairro Pioneiro e na AMOB Cruzeiro. As inscrições poderão ser realizadas no período de 27 de janeiro a 14 de fevereiro, pelo fone: 54 3901-1388, ramal 206 ou pelo e-mail: arteeculturapopular@caxias.rs.gov.br

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
Memorial Atelier Zambelli - Fica no Espaço Interno Monumento Jesus Terceiro Milênio.
Saiba mais
Monumento Nacional ao Imigrante - Espaço localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
Museu Ambiência Casa de Pedra - Espaço localizado em Caxias do Sul.
Saiba mais
Museu de Ciências Naturais - UCS - Museu localizado na Universidade de Caxias do Sul.
Saiba mais
Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Museu localizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Saiba mais
Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira - Localiza-se em Caxias do Sul.
Saiba mais
Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp - Localiza-se em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Saiba mais
Museu Municipal de Caxias do Sul - É um museu eclético, de caráter didático, e durante muitos anos ocupou uma sala no prédio junto à Biblioteca Pública Municipal, em frente à praça Dante Alighieri, inicialmente ocupado pela Intendência Municipal.
Saiba mais
O JARDIM DE AMELIA -
Saiba mais