16:00
16:00
16:00
16:00
O Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) - Museu e Sala D' Armas General José da Silva Pessôa tem como missão valorizar e preservar a memória da história da instituição, sua tradição e identidade, entendida como um patrimônio cultural de todos. O museu originou-se a partir do acervo que já fazia parte da antiga Sala D´Armas criada, em 1911, para servir de Centro de Adestramento de Oficiais e Praças no manuseio de espadas. Hoje, o acervo conta 3.000 objetos reunidos ao longo dos quase 200 anos de existência da instituição. Destacam-se a coleção de armaduras dos séculos XV e XVI, trazidas com a Corte Portugesa, em 1808;
Um acervo de armas antigas, usadas desde os primeiros tempos da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Assim como objetos e documentos relacionados à história das forças policiais do Rio de Janeiro, desde a chegada da Corte Portuquesa no Rio de Janeiro, em 1808, passando pelas guerras de independência, revoltas civis e o Regime Militar de 1964 até os dias de hoje. O museu e a inclusão social O Projeto Educativo “Brincando no Museu” visa divulgar a história da atuação da Polícia Militar, assim como promover o senso crítico, e a promoção da vocação profissional dentre os jovens. As atividade incluem o uso de fardas similares as usadas por políciais militares, teatro de fantoches com bonecos igualmente fardados e a participação em jogo de estratégia e oficinas de pintura. Espaço Físico: prédio, território e entorno O Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) encontra-se instalado, desde 1985, na antiga residência dos Comandantes do Batalhão de Choque, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. O prédio de estilo eclético tem grande importância para a história da corporação, por ter sido construído no regimento do Marechal Caetano de Faria, por volta de 1906, para uso e posse da Polícia Militar.
Posteriormente serviu como residência dos Comandentes do Batalhão de Choque. Instituição: trajetória e natureza jurídica O Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) é uma instituição pública cuja origem remonta à Sala D´Armas inaugurada, em 1° de fevereiro de 1911, pelo então Comandante Geral, Coronel do Exército Brasileiro José da Silva Pessôa, instalada no 2º andar da ala direita do Regimento Marechal Caetano de Faria e destinada a ser um Centro de Adestramento de Oficiais e Praças, no manuseio das espadas.
Em 27 de julho de 1937, foi criado o Museu e Sala D' Armas General José da Silva Pessôa que passou a gerir o acervo já formado por aquela instituição. Acervo O acervo conta com cerca de 3.000 objetos que se dividem em fotografias, pinturas, documentos, uniformes e armamentos. Destacam-se: as réplicas de armaduras trazidas pela Família Real em 1808; a transcrição do Decreto de criação da Divisão Militar de Guarda Real de Polícia da Corte, de 1809; pinturas exclusivas de Washington Rodrigues, que retratam as indumentárias usadas na corporação de 1858 à 1920; o “Cão Bruto” taxidermisado (mascote da tropa da Polícia Militar em 1865, durante a Guerra do Paraguai, que foi ferido e morreu meses depois de seu regresso ao Brasil) e o canhão “La Hitte” datado da segunda metade do século XIX (capturado durante a Batalha do Tuiuti).
museu@administrativo.pmerj.org /
pmerj@policiamilitar.rj.gov.br