Carregando... aguarde
MUSEU CARMEN MIRANDA - Guia das Artes
MUSEU CARMEN MIRANDA
abrirá em 5 horas e 16 minutos
Museus
MUSEU CARMEN MIRANDA
Horários de funcionamento
dom
12:00
17:00
seg
12:00
17:00
ter
10:00
17:00
qua
10:00
17:00
qui
10:00
17:00
sex
10:00
17:00
sab
12:00
17:00
Local
Av. Rui Barbosa (em frente ao nº 560) - Flamengo
Conteúdo
O Museu Carmen Miranda foi criado oficialmente em 1956, porém sua inauguração só ocorreu vinte anos mais tarde, em 05 de agosto de 1976. A criação do museu foi uma resposta aos milhares de admiradores de Carmen Miranda, sobretudo estrangeiros, que desejavam um espaço para a preservação da memória da Pequena Notável, um dos mitos da Música Popular Brasileira. O acervo é composto, sobretudo, por pertences da artista, doados pela família após sua morte, em 1955, principalmente por sua irmã Aurora Miranda e seu viúvo David Alfred Sebastian. São 3.348 itens, sendo 1391 fotografias e 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, 08 cintos, 05 bolsas, 27 pares de sapatos e 38 turbantes. Além dos famosos balangandãs, destacam-se a saia usada em seu show de estreia na Broadway; o turbante com que se casou e alguns trajes completos, como o que vestiu no dia em que foi homenageada na Calçada da Fama e o de seu último show, na véspera de sua morte.O museu guarda, também, uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica: caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, troféus, partituras, programas e agradecimentos. Além de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da Embaixatriz do Samba. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.
Contato
tel. (21) 2299-5586.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - IAB - O Instituto de Arquitetos do Brasil IAB é entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas brasileiros, que se dedica a temas de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. Fundado no Rio de Janeiro em 26 de
Saiba mais
0,4Km - Museu das Telecomunicações – Oi Futuro - espaço interativo, onde o público é ao mesmo o ator e o espectador da história da comunicação humana
Saiba mais
0,4Km - CENTRO CULTURAL MUNICIPAL ODUVALDO VIANNA FILHO - Construído em 1918, o “Castelinho do Flamengo” foi transformado em centro cultural em 1982.
Saiba mais
0,7Km - Museu de Folclore Edison Carneiro (CNFCP) - há mais de 40 anos, executando programas e projetos voltados para o pensamento crítico referente aos campos do folclore e da cultura popular.
Saiba mais
0,8Km - Museu da República - As coleções sob sua guarda retratam a vida pública e privada de alguns dos presidentes da República Brasileira.
Saiba mais
1,0Km - Martha Pagy Escritório de Arte - Agenciamento e Representação de Artistas | Orientação para formação de coleções. Visitas às exposições mediante agendamento por e-mail ou telefone.
Saiba mais
1,1Km - Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial - "[...] homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália."
Saiba mais
1,4Km - Academia Brasileira de Literatura de Cordel - "[...]referência para estudiosos e curiosos sobre o tema."
Saiba mais
1,6Km - Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
1,7Km - ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
11,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
212,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais