Viajou para a Itália, em 1905, estudou música em conservatórios de Roma e Nápoles, e obteve diploma de cantor lírico. Retornou ao Brasil em 1910. Bruno recebeu o prêmio viagem ao exterior da 26ª Exposição Geral de Belas Artes, em 1919, com a tela Pátria, e no ano seguinte foi para a Itália para aperfeiçoar-se em pintura na Accademia Brittanica, em Roma. Entre 1921 e 1922 dirigiu a Classe Geral de Nu dessa academia.
Conquistou medalha de ouro, em 1925, e de honra, em 1943 no Salaão Nacional. Foi responsável por diversos projetos paisagísticos e ornamentais em sua cidade natal e defensor entusiasmado da natureza local.
Pedro Bruno. Primeiro Estudo Para o Quadro Môema. Óleo sobre madeira, 24 cm x 35,3 cm. Assinado embaixo à direita: Pedro Bruno. No reverso etiqueta com inscrição datilografada: Pedro Bruno / Primeiro estudo para / o quadro "Moêma" / Coleção de / B.A. Pierotti. Provavelmente trata-se de uma releitura do icônico quadro de Victor Meirelles "Moema", de 1866, que retrata a personagem homônima do poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão.