Carregando... aguarde
Museu Histórico de Campina Grande - Guia das Artes
Museu Histórico de Campina Grande
amanhã às 08:00h
Museus
Museu Histórico de Campina Grande
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
08:00
17:00
Local
Avenida Floriano Peixoto, 825. Centro
Conteúdo

História

O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande teve sua construção iniciada em 1812 e inauguração em 1814, no largo da Matriz (atual Avenida Floriano Peixoto). A princípio, o prédio foi construído como a primeira cadeia de Campina Grande, 24 anos depois de esta se tornar Vila, a Vila Nova da Rainha. Durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como a "Casa da Câmara" (atual Câmara Municipal).

Em 1824, a Vila Nova da Rainha participou da Confederação do Equador, dando auxílio com a "hospedagem" de presos trazidos do Ceará. Frei Caneca, participante da revolução, ficou preso no prédio da cadeia, onde hoje existe o Museu Histórico e Geográfico.

Em 13 de janeiro de 1896, foi inaugurada a Estação Telegráfica inicialmente denominada "Estação Telefônica". A frase "Telegrapho Nacional" ainda hoje se encontra estampada no topo do prédio.

Foi em janeiro de 1983, durante gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio foi utilizado para sediar o museu histórico.

Acervo

O acervo do museu dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.

Contato
telefones: (83) 3310-6182 / 3310-6161

e-mail: herrycs@bol.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraíba"
0,1Km - Museu de Arte Assis Chateaubriand - O acervo museológico é composto atualmente de 474 obras de arte.
Saiba mais
1,3Km - Museu do Algodão -Preserva a história dos sistemas de produção trabalhados pela Embrapa buscando identificar, classificar e manter em exposição, em espaços físicos, documentos, peças e artefatos ligados a cada uma das várias Unidades da Embrapa.
Saiba mais
33,5Km - Museu Margarida Alves - O Museu-Casa Margarida Maria Alves também é a sede da reunião das “Mulheres do Brejo”, movimento de trabalhadoras rurais de Alagoa Grande
Saiba mais
33,9Km - Museu Regional de Areia -Foi criado em 1972 pelo Cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, que doaram parte das peças que constituíram o conjunto do seu acervo, e que, havia anos, teve suas atividades interrompidas, entre outros mo
Saiba mais
34,0Km - Memorial Jackson do Pandeiro - O local reúne em exposição permanente discos, objetos, documentos, fotografias, vestuários, entre centenas de peças, reunidos por familiares, amigos, colecionadores, pesquisadores e artistas.
Saiba mais
34,2Km - Museu Casa de Pedro Américo - O acervo conta com 150 peças.
Saiba mais
34,2Km - Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura) - Busca pesquisar preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências significativas em do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana de açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura.
Saiba mais
58,0Km - Museu Municipal Desembargador Semeão Cananéia -O museu conta bastante sobre a história da cidade que foi a primeira cidade no Brasil.
Saiba mais
115,1Km - ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO RÊGO | FUNESC - O espaço conta com várias atrações, como o Arquivo Histórico Waldemar Duarte, a Estação Ciência, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, a Lutheria, o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo e o Teatro Paulo Pontes.
Saiba mais
115,1Km - Museu José Lins do Rêgo - Reúne mais de 5 mil volumes do acervo bibliográfico do escritor.
Saiba mais
1.921,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.926,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.146,9Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
2.146,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
2.146,9Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
2.146,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
2.147,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
2.147,2Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais