Carregando... aguarde
Museu Histórico de Campina Grande - Guia das Artes
Museu Histórico de Campina Grande
abrirá em 2 horas e 37 minutos
Museus
Museu Histórico de Campina Grande
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
08:00
17:00
Local
Avenida Floriano Peixoto, 825. Centro
Conteúdo

História

O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande teve sua construção iniciada em 1812 e inauguração em 1814, no largo da Matriz (atual Avenida Floriano Peixoto). A princípio, o prédio foi construído como a primeira cadeia de Campina Grande, 24 anos depois de esta se tornar Vila, a Vila Nova da Rainha. Durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como a "Casa da Câmara" (atual Câmara Municipal).

Em 1824, a Vila Nova da Rainha participou da Confederação do Equador, dando auxílio com a "hospedagem" de presos trazidos do Ceará. Frei Caneca, participante da revolução, ficou preso no prédio da cadeia, onde hoje existe o Museu Histórico e Geográfico.

Em 13 de janeiro de 1896, foi inaugurada a Estação Telegráfica inicialmente denominada "Estação Telefônica". A frase "Telegrapho Nacional" ainda hoje se encontra estampada no topo do prédio.

Foi em janeiro de 1983, durante gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio foi utilizado para sediar o museu histórico.

Acervo

O acervo do museu dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.

Contato
telefones: (83) 3310-6182 / 3310-6161

e-mail: herrycs@bol.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraíba"
0,1Km - Museu de Arte Assis Chateaubriand - O acervo museológico é composto atualmente de 474 obras de arte.
Saiba mais
1,3Km - Museu do Algodão -Preserva a história dos sistemas de produção trabalhados pela Embrapa buscando identificar, classificar e manter em exposição, em espaços físicos, documentos, peças e artefatos ligados a cada uma das várias Unidades da Embrapa.
Saiba mais
33,5Km - Museu Margarida Alves - O Museu-Casa Margarida Maria Alves também é a sede da reunião das “Mulheres do Brejo”, movimento de trabalhadoras rurais de Alagoa Grande
Saiba mais
33,9Km - Museu Regional de Areia -Foi criado em 1972 pelo Cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, que doaram parte das peças que constituíram o conjunto do seu acervo, e que, havia anos, teve suas atividades interrompidas, entre outros mo
Saiba mais
34,0Km - Memorial Jackson do Pandeiro - O local reúne em exposição permanente discos, objetos, documentos, fotografias, vestuários, entre centenas de peças, reunidos por familiares, amigos, colecionadores, pesquisadores e artistas.
Saiba mais
34,2Km - Museu Casa de Pedro Américo - O acervo conta com 150 peças.
Saiba mais
34,2Km - Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura) - Busca pesquisar preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências significativas em do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana de açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura.
Saiba mais
58,0Km - Museu Municipal Desembargador Semeão Cananéia -O museu conta bastante sobre a história da cidade que foi a primeira cidade no Brasil.
Saiba mais
115,1Km - ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO RÊGO | FUNESC - O espaço conta com várias atrações, como o Arquivo Histórico Waldemar Duarte, a Estação Ciência, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, a Lutheria, o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo e o Teatro Paulo Pontes.
Saiba mais
115,1Km - Museu José Lins do Rêgo - Reúne mais de 5 mil volumes do acervo bibliográfico do escritor.
Saiba mais
1.921,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.926,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais