Carregando... aguarde
Museu Casa de Pedro Américo - Guia das Artes
Museu Casa de Pedro Américo
abrirá em 7 horas e 49 minutos
Museus
Museu Casa de Pedro Américo
Horários de funcionamento
dom
08:00
17:00
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
08:00
17:00
Local
PB-079
Conteúdo

O Museu Casa de Pedro Américo é parte do fabuloso conjunto arquitetônico da cidade de Areia. A cidade, localizada no alto da Serra da Borborema, foi tombada pelo IPHAN em 2005. O prédio onde nasceu Pedro Américo de Figueiredo e Melo tem como Missão Institucional preservar, enaltecer e divulgar a vida e obra do grande pintor areiense.

Pedro Américo foi um dos maiores pintores do Brasil deixando obras que permanecem vivas até hoje no imaginário coletivo da nação, como “Batalha de Avaí”, “Fala do Trono” e “Tiradentes esquartejado”, reproduzidas aos milhões em livros escolares em todo o país.

O imóvel tem construção simples, conjugada, com uma porta e duas janelas na frente. Havia outrora sala de visitas, sala de jantar, dois quartos, cozinha, banheiro e um pequeno quintal.

Nas proximidades do centenário de nascimento do pintor, a Prefeitura efetuou a desapropriação do imóvel que sofreu modificações a fim de funcionar como pinacoteca e museu do Município. As janela e portas receberam vidraças e a divisão interna foi alterada. Atualmente consta de duas salas na primeira das quais foi instalado o Museu com mais de vinte reproduções de telas famosas do artista, alguns esboços autênticos e o original “Cristo Morto”, de inestimável valor, um dos seus últimos trabalhos, pintado em 1901.

Há também um retrato de Pedro Américo, pintado por seu irmão Aurélio de Figueiredo. Expostos numa vitrine, objetos de uso pessoal: alguns pincéis, um velho esquadro. Também uma palmatória que pertenceu à sua mãe, um álbum de caricaturas, fotos da família e os livros escritos por ele na Europa – “Holocausto”, em 1882, “O Foragido”, em 1899, “Na Cidade Eterna”, em 1901; além de um crucifixo e um vidro contendo uma página de jornal, retirados de seu caixão mortuário. Na outra sala funciona a galeria de areienses ilustres. Ao total, o acervo conta com 150 peças.

Contato
Telefone: (83) 3362-2288
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraíba"
0,1Km - Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura) - Busca pesquisar preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências significativas em do campo do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana de açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura.
Saiba mais
0,5Km - Museu Regional de Areia -Foi criado em 1972 pelo Cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, que doaram parte das peças que constituíram o conjunto do seu acervo, e que, havia anos, teve suas atividades interrompidas, entre outros mo
Saiba mais
10,5Km - Memorial Jackson do Pandeiro - O local reúne em exposição permanente discos, objetos, documentos, fotografias, vestuários, entre centenas de peças, reunidos por familiares, amigos, colecionadores, pesquisadores e artistas.
Saiba mais
10,8Km - Museu Margarida Alves - O Museu-Casa Margarida Maria Alves também é a sede da reunião das “Mulheres do Brejo”, movimento de trabalhadoras rurais de Alagoa Grande
Saiba mais
24,5Km - Museu Municipal Desembargador Semeão Cananéia -O museu conta bastante sobre a história da cidade que foi a primeira cidade no Brasil.
Saiba mais
34,2Km - Museu Histórico de Campina Grande - O acervo do museu dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.
Saiba mais
34,3Km - Museu de Arte Assis Chateaubriand - O acervo museológico é composto atualmente de 474 obras de arte.
Saiba mais
35,4Km - Museu do Algodão -Preserva a história dos sistemas de produção trabalhados pela Embrapa buscando identificar, classificar e manter em exposição, em espaços físicos, documentos, peças e artefatos ligados a cada uma das várias Unidades da Embrapa.
Saiba mais
96,0Km - ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO RÊGO | FUNESC - O espaço conta com várias atrações, como o Arquivo Histórico Waldemar Duarte, a Estação Ciência, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, a Lutheria, o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo e o Teatro Paulo Pontes.
Saiba mais
96,0Km - Museu José Lins do Rêgo - Reúne mais de 5 mil volumes do acervo bibliográfico do escritor.
Saiba mais
1.954,9Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.960,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais