Carregando... aguarde
Quadro de Chagall e desenho de da Vinci em exposição no Museu de Arte Antiga - Guia das Artes
Quadro de Chagall e desenho de da Vinci em exposição no Museu de Arte Antiga
Quadro de Chagall e desenho de da Vinci em exposição no Museu de Arte Antiga
Um quadro de Marc Chagall e um desenho de Leonardo da Vinci estão entre as 73 obras que compõem a exposição "Madonna - Tesouros do Vaticano", que será inaugurada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
inserido em 2017-05-18 14:14:40
Conteúdo

"O crucifixo (Entre Deus e o Diabo)" é o nome do quadro de Marc Chagall que faz parte da exposição que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) expõe com obras alusivas ao culto mariano no ano em que se celebra o centenário das "aparições" de Fátima.

Comissariada pelo diretor-adjunto do MNAA, José Alberto Seabra Carvalho, e por Alessandra Rodolfo, do Museu do Vaticano, a mostra integra pinturas de primitivos italianos, de grandes mestres do Renascimento e do Barroco e notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostólica Romana, explicou hoje à imprensa José Alberto Seabra Carvalho.

A mostra exibe ainda obras da Galleria Borghese - obras de Venusti e Sassoferrato - e da Galleria Corsini - Gentileschi e Van Dyck.

A mostra percorre um período de quase mil anos, do final da Antiguidade Clássica à época moderna, sob o grande eixo temático da Virgem Maria, explicou hoje o comissário numa apresentação à imprensa.

"Madonna - Tesouros do Vaticano" está dividida em oito núcleos: "Da Antiguidade aos nossos dias. Um culto e as suas imagens", "Bolonha, Siena e Florença. O triunfo da Madonna na pintura dos séculos XIV e XV", "Renascimento. Rafael e Miguel Ângelo", "Maneirismos e mistérios do Rosário", "Barocci, Van Dyck e alguns outros", "O novo Triunfo da Madonna", "Sumptuosas tapeçarias Papais" e "Imagens de Maria. Obras italianas em coleções portuguesas".

O quadro de Chagall, uma obra de 1943, é uma "exceção" na mostra, por datar de um tempo que não está representado na exposição, constituindo um momento "festivo e inesperado", segundo o diretor-adjunto do museu.

Já o desenho de Leonardo da Vinci, que pertence à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é, ao que se sabe, é o único trabalho do artista renascentista em Portugal, sem que se saiba como chegou ao país.

Entre as obras cedidas pelo Vaticano conta-se uma de um português - Álvaro Pires de Évora -, que fez carreira conhecida emnaItália a partir de 1411, segundo o comissário da mostra.

Durante a visita, o comissário chamou a atenção para uma obra de Fra Angelico, de nome "Virgem com o Menino entre São Domingos e Santa Catarina de Alexandria", tratando-se da menor obra da mostra, mas das mais importantes, frisou.

José Alberto Seabra Carvalho disse ainda aos jornalistas que o museu tentou ter uma obra de Caravaggio na mostra, o que não foi, contudo, possível.

A última sala da mostra é preenchida com obras portuguesas, algumas das quais pouco conhecidas ou mesmo desconhecidas dos portugueses, todas em torno da temática da Virgem Maria.

Entre elas conta-se uma pintura do século XVI doada por um particular ao Paço de Sintra, um quadro da coleção Palmela que só foi exibida numa exposição em meados de 1800 e um quadro de grandes dimensões que foi doado ao Convento beneditino de Singeverga, em Roriz, Santo Tirso.

Na apresentação da mostra, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, agradeceu às várias pessoas que possibilitaram que algumas das mais famosas obras do Vaticano fossem expostas em Portugal.

Entre as individualidades presentes na cerimónia de hoje estava o núncio apostólico em Lisboa, Rino Passigato, com quem a direção do MNAA começou as negociações para a realização da exposição há mais de dois anos, disse António Filipe Pimentel.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Sáb
02/Set
No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema de mostra retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
Sáb
02/Set
No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Mostra de Di Cavalcanti em SP exibe mais de 200 obras do artista.
Saiba mais
Qua
06/Set
Renato Russo - No dia 6 de setembro, o MIS inaugura uma das exposições mais aguardadas do ano.
Saiba mais