Carregando... aguarde
Projeto "Mercado de Arte" abre inscrições para artistas de Caxias do Sul e região - Guia das Artes
Projeto "Mercado de Arte" abre inscrições para artistas de Caxias do Sul e região
Projeto "Mercado de Arte" abre inscrições para artistas de Caxias do Sul e região
Capitaneado pela Unidade de Artes Visuais, o "Mercado de Arte" quer estimular o consumo de obras de artistas locais
inserido em 2022-01-18 18:29:42
Conteúdo

 

Para quem sonha em viver da própria arte, nem sempre talento e disciplina bastam.

Principalmente no início da carreira, como em tantos outros ofícios, é preciso ser visto para ser lembrado. Embora seja um edital aberto a qualquer interessado, foi pensando principalmente em ajudar quem está dando os primeiros passos profissionais no mundo das artes que a Secretaria Municipal de Cultura, através da Unidade de Artes Visuais (UAV), criou o Mercado de Arte, evento que terá duas edições ao longo deste ano, e cujas inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (19).

A iniciativa irá contemplar linguagens como fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, colagens, fanzines e semelhantes, produzidas por artistas individuais ou coletivos. Os contemplados irão expor seus trabalhos nas duas feiras que serão montadas na área externa do Centro de Cultura Ordovás, sendo a primeira em março (12 e 13) e a segunda em dezembro (10 e 11).  Além de ser voltado para quem está ingressando no mercado profissional, outro critério que será levado em conta é a questão geográfica: é preciso ser morador de Caxias ou da região. 

– É um projeto que traz uma proposta nova para a cidade, de ser uma feira voltada para as artes visuais, e também de querer despertar em Caxias do Sul um hábito de consumo local da arte local. Que a pessoa que já tem o hábito de frequentar uma exposição, de valorizar o trabalho do artista na galeria, também possa levar uma obra para sua casa e até, quem sabe, começar sua própria coleção  – destaca a coordenadora da Unidade de Artes Visuais da SMC, Mona Carvalho.

O artista visual e assistente da UAV, Scharlison dos Santos, destaca a intenção de priorizar  artistas que estão começando a sua trajetória:

– O Mercado de Arte quer beneficiar especialmente o artista que ainda não tem uma clientela já formada, que ainda não expõe em galerias de arte, ou mesmo que tem dificuldade de procurar um meio de vender seu trabalho, por qualquer motivo. É um problema bem comum para quem está começando e a ideia do Mercado é dar essa visibilidade, cedendo o espaço e o suporte para expor as obras.  

A comissão que irá escolher os participantes será composta pela coordenação da Unidade de Artes Visuais, pela direção do Centro de Cultura Ordovás e um(a) convidado(a) pela Secretaria Municipal da Cultura, sendo ele representante da sociedade civil ou do órgão público. 

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro e a seleção será divulgada até 25 de fevereiro. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na plataforma digital da UAV: https://sites.google.com/view/uavdigital.

Programe-se
O quê
: inscrições abertas para o 1º Mercado de Arte, da Unidade de Artes Visuais da prefeitura de Caxias do Sul.
Quando: de 19 de janeiro até 16 de fevereiro. O evento terá a primeira edição em março e a segunda em dezembro.
Onde se inscrever: pela plataforma digital da UAV: https://sites.google.com/view/uavdigital
Quanto: gratuito

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais