Carregando... aguarde
Por uma visão menos idealizada das obras de arte - Guia das Artes
Por uma visão menos idealizada das obras de arte
Por uma visão menos idealizada das obras de arte
inserido em 2024-06-27 18:47:59
Conteúdo

 

Por uma visão menos idealizada das obras de arte

Desde que Duchamp, no início do século passado, isentou a arte de uma experiência puramente visual, uma confusão sobre a relação entre meios e fins emergiu na crítica de arte. Nos últimos quarenta anos, críticos têm se focado na intenção do artista, tratando a arte quase como um programa de governo e o artista como um filósofo improvisado.

Enquanto o foco na intenção pode ter mérito, ele levou a confusões e a um otimismo especulativo. Nas principais escolas de arte, a intenção do artista é mais valorizada que a obra final. Isso resultou em teorias abundantes, mas em uma baixa percepção visual sólida. A intencionalidade é superestimada e muitas vezes, a execução da obra fica em segundo plano.

Grandes ideias são raras e os artistas devem equilibrar intenção e execução. George Balanchine, por exemplo, deixava suas ideias emergirem através do estilo, sem precisar discuti-las. Já Ken Price resumiu bem: "Nada que eu diga vai melhorar a aparência da obra."

A verdadeira arte é inseparável da ação. Os trabalhos mais convincentes são aqueles em que o pensamento e a execução são uma coisa só. Obras que ilustram manchetes tendem a ter vida curta, enquanto aquelas que capturam histórias não contadas perduram.

No final das contas, a arte é mais que uma soma de signos culturais; é uma linguagem direta e analógica com sua própria gramática. A atenção aos detalhes e à criação é o que gera uma resposta autêntica à obra.

David Salle é um artista americano, autor de "Arte: Olhar e Pensar" (Editora WMF Martins Fontes).

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Ter
26/Mar
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Sex
05/Abr
EXPOSIÇÃO BLOCO DO PRAZER -
Saiba mais
Ter
28/Mai
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Sáb
08/Jun
Exposição YVY MARÃEY - A TERRA SEM MALES -
Saiba mais
Qua
12/Jun
Match -
Saiba mais