Um desenho de Van Gogh desconhecido de uma cena de Paris foi descoberto, levando a um segundo trabalho a ser aceito como autêntico. A colina de Montmartre com pedreira foi adquirida em 2014 pela Van Vlissingen Art Foundation, que mostrou o trabalho aos especialistas do Museu Van Gogh em Amsterdã. Após a pesquisa sobre o assunto, o estilo, a técnica, os materiais e a proveniência, eles concluíram que é mesmo do artista. Descobertas desconhecidas de Van Goghs são raras, talvez uma vez por década.
O desenho representa os moinhos de vento em cima de Montmartre com uma pedreira abaixo, um ponto a poucos minutos a pé do apartamento que Vincent compartilhou com seu irmão Theo. Vendido em 1911 pela viúva de Theo, Jo Bonger, para um negociante em Haarlem, o desenho desapareceu até que ele foi comprado pela Van Vlissingen Art Foundation, criada por John Fentener van Vlissingen, cuja riqueza vem do comércio de viagens.
O que acrescenta à importância da descoberta é que o Museu Van Gogh agora está aceitando um trabalho semelhante em sua própria coleção que rejeitou alguns anos atrás. Intitulado The Hill of Montmartre, este segundo desenho tinha sido fundamentado em dois catálogos na década de 1970, mas foi rejeitado em 2001 no próprio catálogo de coleta detalhado do museu. Os curadores citaram o "desenho obediente e cauteloso" do desenho, a "falta de monumentalidade nos edifícios" e um céu que se tornou muito diferente do estilo de Van Gogh. Essa opinião já foi revertida, e o museu aceita seu próprio desenho como autêntico.
De acordo com Teio Meedendorp, pesquisador sênior do museu, os dois desenhos de Montmartre são "claramente da mesma mão" e, estilisticamente, são "remanescentes" do trabalho de Van Gogh logo após sua chegada a Paris. Meedendorp data de ambos em março de 1886. O par de desenhos está exposto hoje no Singer Laren, fora de Amsterdã, em uma exposição de obras da Van Vlissingen Art Foundation intitulada Impressionismo e além: uma viagem maravilhosa (até 6 de maio).
Foto 1: Monte de Montmartre de Vincent van Gogh com Stone Quarry (1886) (31 x 48 cm) Coleção Van Vlissingen Art Foundation
Foto 2: Vincent van Gogh's The Hill of Montmartre (1886) (32 x 48cm) Van Gogh Museum Amsterdam (Fundação Vincent van Gogh)
Fonte: The Art Newspaper