Carregando... aguarde
Novo desenho de Vincent van Gogh descoberto - Guia das Artes
Novo desenho de Vincent van Gogh descoberto
Novo desenho de Vincent van Gogh descoberto
Desenterrar o esboço de Montmartre leva à autenticação do segundo trabalho
inserido em 2018-01-16 17:58:30
Conteúdo

Um desenho de Van Gogh desconhecido de uma cena de Paris foi descoberto, levando a um segundo trabalho a ser aceito como autêntico. A colina de Montmartre com pedreira foi adquirida em 2014 pela Van Vlissingen Art Foundation, que mostrou o trabalho aos especialistas do Museu Van Gogh em Amsterdã. Após a pesquisa sobre o assunto, o estilo, a técnica, os materiais e a proveniência, eles concluíram que é mesmo do artista. Descobertas desconhecidas de Van Goghs são raras, talvez uma vez por década.

O desenho representa os moinhos de vento em cima de Montmartre com uma pedreira abaixo, um ponto a poucos minutos a pé do apartamento que Vincent compartilhou com seu irmão Theo. Vendido em 1911 pela viúva de Theo, Jo Bonger, para um negociante em Haarlem, o desenho desapareceu até que ele foi comprado pela Van Vlissingen Art Foundation, criada por John Fentener van Vlissingen, cuja riqueza vem do comércio de viagens.

O que acrescenta à importância da descoberta é que o Museu Van Gogh agora está aceitando um trabalho semelhante em sua própria coleção que rejeitou alguns anos atrás. Intitulado The Hill of Montmartre, este segundo desenho tinha sido fundamentado em dois catálogos na década de 1970, mas foi rejeitado em 2001 no próprio catálogo de coleta detalhado do museu. Os curadores citaram o "desenho obediente e cauteloso" do desenho, a "falta de monumentalidade nos edifícios" e um céu que se tornou muito diferente do estilo de Van Gogh. Essa opinião já foi revertida, e o museu aceita seu próprio desenho como autêntico.

De acordo com Teio Meedendorp, pesquisador sênior do museu, os dois desenhos de Montmartre são "claramente da mesma mão" e, estilisticamente, são "remanescentes" do trabalho de Van Gogh logo após sua chegada a Paris. Meedendorp data de ambos em março de 1886. O par de desenhos está exposto hoje no Singer Laren, fora de Amsterdã, em uma exposição de obras da Van Vlissingen Art Foundation intitulada Impressionismo e além: uma viagem maravilhosa (até 6 de maio).

 

Foto 1: Monte de Montmartre de Vincent van Gogh com Stone Quarry (1886) (31 x 48 cm) Coleção Van Vlissingen Art Foundation
Foto 2: Vincent van Gogh's The Hill of Montmartre (1886) (32 x 48cm) Van Gogh Museum Amsterdam (Fundação Vincent van Gogh)

 

Fonte: The Art Newspaper

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais