Carregando... aguarde
Museu do Louvre abre seu acervo inteiro para visita online pela primeira vez - Guia das Artes
Museu do Louvre abre seu acervo inteiro para visita online pela primeira vez
Museu do Louvre abre seu acervo inteiro para visita online pela primeira vez
inserido em 2021-04-06 17:54:02
Conteúdo

 

Museu do Louvre disponibilizou todo seu acervo para visitação online, oferecendo acesso remoto livre e irrestrito ao museu mais visitado do mundo.

A mais importante instituição artística localizada em Paris está fechada desde o ano passado por conta da pandemiamantendo o histórico edifício vazio e sem visitação presencial para um dos mais importantes acervos de todo o planeta, reunindo verdadeiros marcos da humanidade como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo, entre muitas – muitas! – outras obras.

“Hoje o Louvre está tirando a poeira de seus tesouros, até mesmo os menos conhecidos”, afirmou Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do museu em comunicado. “Pela primeira vez todos poderão acessar a coleção inteira de obras a partir de um computador ou smartphone gratuitamente, estejam as peças expostas no museu, em empréstimo ou armazenadas”. O acervo do museu disponibilizado passa de 480 mil entradas, entre objetos, peças arqueológicasobras de arte e mais, divididas no museu em três partes com mais de 70 salas de cada ala do museu.

 
 
A escultura Vitória de Samotrácia

A escultura Vitória de Samotrácia fica em destaque na escadaria de entrada do Louvre © Wikimedia Commons

O Louvre possui mais de 73 mil metros quadrados para as exposições, que agora passam a caber dentro de nossas telas e casas. “A incrível herança cultural do Louvre está agora a somente um clique de distância”, diz Martinez. “Tenho certeza que esse conteúdo digital irá futuramente inspirar as pessoas a visitarem o Louvre para descobrir essas coleções em pessoa”. Com o objetivo de alcançar o maior público, o novo site do museu funciona em francês, inglês, espanhol ou chinês, e foi pensado especialmente para smartphones.

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, na parede do Museu do Louvre

A Mona Lisa, de Da Vinci, é provavelmente o quadro mais famoso do mundo © Flickr/CC

a Vênus de Milo

 De autoria desconhecida, a Vênus de Milo é uma escultura emblemática do acervo do Louvre © Wikimedia Commons

9,6 milhões de visitantes em um ano

Localizado em castelo construído entre os séculos XII e XIII, o Museu do Louvre foi inaugurado para tal função em agosto de 1793, com exposição então formado por 537 pinturas. Antes da pandemia o museu costumava receber uma média de 15 mil visitas por dia como o mais visitado do planeta: em 2019 o total de pessoas que esteve no museu passou das 9,6 milhões de pessoas.

A pintura A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix

A pintura A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix

La Belle Ferronnière, de Leonardo da Vinci

La Belle Ferronnière, de Leonardo da Vinci, do acervo do Louvre

Além da Mona Lisa e da Vênus de Milo, outras obras fazem de seu acervo o mais importante do mundo, como a escultura Vitória de Samotrácia, a pintura A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix, o quadro La Belle Ferronnière, de Leonardo da Vinci, e tantos mais.

Entrada e pirâmide do Museu do Louvre, em Paris

O museu em 2011, recebendo milhões de visitantes anuais © Wikimedia Commons

 

Fonte: Hypeness

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais