Carregando... aguarde
Museu de Arte Moderna de SP usa Minecraft em versão para atividades virtuais - Guia das Artes
Museu de Arte Moderna de SP usa Minecraft em versão para atividades virtuais
Museu de Arte Moderna de SP usa Minecraft em versão para atividades virtuais
inserido em 2021-06-02 18:44:47
Conteúdo

 

Arte, educação e games. Esses três temas estão juntos na nova experiência disponível para os visitantes do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Chamada de "MAM no Minecraft", a ação é uma parceria do MAM com a Microsoft e inclui reproduções do espaço do local e de obras do acervo, bem como jogos pedagógicos, atividades lúdicas e propostas de aulas.

 O MAM no Minecraft é um jogo de videogame que usa a versão educativa do Minecraft, um dos games mais populares da atualidade. O título permite construir ambientes e mundos virtuais com peças que se assemelham a um "Lego digital".

Na aventura criada para o MAM, é possível fazer visitas, construir ou reconstruir obras de arte e conhecer melhor a história da arte brasileira — tudo por meio de atividades lúdicas e virtuais. A iniciativa é direcionada a escolas, estudantes, artistas e interessados em arte e videogame, e pode ser encontrada em Minecraft: Education Edition e no site do MAM.

MAM no Minecraft reproduz ambientes internos e externos do MAM, como a sede e o Jardim de Esculturas, além de obras do acervo. Há, ainda, propostas de aulas com recortes temáticos e atividades interativas. Para a estreia, o projeto apresenta um filme feito dentro do game, com avatar e locução do ator Lázaro Ramos.

 

 

Nessa versão educativa do Minecraft, os professores podem controlar o que os jogadores fazem e incluir blocos para limitar a área de atuação no mapa. Outra ferramenta disponível no jogo é a lousa, que traz informações e links para o site do MAM, direcionados às obras de arte tratadas em aula e com orientações para as atividades.

Segundo Cauê Alves, curador-chefe do MAM, a proposta dialoga com a missão do museu de investir em formação cultural, educacional e artística da sociedade. “Acreditamos que a arte é um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania”, destaca. “Expandimos a atuação do Museu para além das paredes que o circundam e de seu entorno. Agora, levamos o MAM para dentro da plataforma educacional Minecraft: Education Edition.”

 

Realidade alusiva, 1988, Antonio Lizárraga (Imagem: Divulgação/Romulo Fialdini)

MAM no Minecraft permite um tipo inédito de engajamento com o museu. O projeto é parte da iniciativa #MAMOnline, que busca promover novos modos de comunicação e interação com o público. “Essas ações são centrais para a missão do Museu de tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível”, afirma Alves.

Atividades da primeira fase

Na primeira fase da iniciativa, a ideia é enfatizar a arte construtiva e geométrica. Para isso, serão destacadas 18 obras de artistas contemporâneos que estão no acervo do MAM. Entre eles estão Antônio Lizárraga, Athos Bulcão, Amilcar de Castro, Ary Perez e Denise Milan, Emanoel Araújo, Elisa Bracher, Franz Weissman, Guto Lacaz, Hélio Oiticica, Luiz Sacilotto, Mônica Nador e Renato Imbroisi, Sérgio Sister, Sérgio Camargo e Paulo Pasta.

Os jogadores vão conhecer a história das obras e de seus criadores, e poderão reconstruí-las e criar novos trabalhos, além de resolver desafios. Um exemplo é a ação proposta com a escultura ‘Aranha’, de Emanoel Araújo: com blocos, os jogadores devem produzir outro inseto para fazer companhia à peça. A ideia é explorar formas simples e cores contrastantes para a nova criatura.

Aranha, 1981, Emanoel Araujo (Imagem: Divulgação/Romulo Fialdini)

Outra ação proposta no jogo é a criação de um calendário que possa indicar os 31 dias de um mês com apenas dois cubos, a partir da obra Calendário dois cubos, de Guto Lacaz. Para isso, o jogador terá de recriar as faces dos cubos. Já Fine Art, de Mônica Nador e Renato Imbroisi, deve servir de inspiração para a produção de uma estampa no Minecraft.

Visita virtual

Em 16 de junho, o MAM fará a "Visita virtual ao mundo do MAM no Minecraft: uma exposição em cubos". Quem apresenta a atividade é o educador Gregório Sanches. A visita vai ser pelo aplicativo Zoom Meetings e não é preciso ter o Minecraft para acompanhá-la. As inscrições estão abertas no site do MAM.

 

Fonte: Canal Tech

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais