Após 20 anos de pesquisa, Lina Bo Bardi (1914-1992), uma das maiores arquitetas da História do país, vai ganhar uma biografia.
“Lina Bo Bardi – O Que eu Queria era Ter História” é fruto do estudo de Zeuler R. Lima, que conseguiu reunir um acervo bastante completo de fotos, desenhos e informações sobre a vida da ítalo-brasileira.

A arquiteta Lina Bo Bardi.
Nascida em Roma, na Itália, Lina veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial e viveu em São Paulo durante sua vida. O projeto arquitetônico do SESC Pompeia, inaugurado em 1982, é obra dela. A capa da biografia foi inspirada na estética do prédio.
Este ano, Bo Bardi foi homenageada na Bienal de Veneza com um Leão de Ouro Especial pelo conjunto da obra. Foi a primeira vez que uma brasileira levou o prêmio. A biografia tem 456 páginas e sai pela Companhia das Letras com o preço sugerido de R$ 89,90.

A capa da biografia de Lina Bo Bardi.
Essa está longe de ser a primeira obra do pesquisador e artista Zeuler R. Lima sobre a vida da arquiteta. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia, Lima já publicou o ensaio biográfico Lina Bo Bardi pela Yale Press, em 2013, e livros como “Lina Bo Bardi, Drawings” e “Lina Bo Bardi Dibuja”, que acompanharam as respectivas exposições sobre a arquiteta e tiveram sua curadoria.