Carregando... aguarde
Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas do Brasil ganha biografia fruto de 20 anos de pesquisa - Guia das Artes
Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas do Brasil ganha biografia fruto de 20 anos de pesquisa
Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas do Brasil ganha biografia fruto de 20 anos de pesquisa
inserido em 2021-05-12 19:52:52
Conteúdo

 

Após 20 anos de pesquisa, Lina Bo Bardi (1914-1992), uma das maiores arquitetas da História do país, vai ganhar uma biografia.

Lina Bo Bardi – O Que eu Queria era Ter História” é fruto do estudo de Zeuler R. Lima, que conseguiu reunir um acervo bastante completo de fotos, desenhos e informações sobre a vida da ítalo-brasileira. 

A arquiteta Lina Bo Bardi.

Nascida em Roma, na Itália, Lina veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial e viveu em São Paulo durante sua vida. O projeto arquitetônico do SESC Pompeia, inaugurado em 1982, é obra dela. A capa da biografia foi inspirada na estética do prédio.

 
 

Este ano, Bo Bardi foi homenageada na Bienal de Veneza com um Leão de Ouro Especial pelo conjunto da obra. Foi a primeira vez que uma brasileira levou o prêmio. A biografia tem 456 páginas e sai pela Companhia das Letras com o preço sugerido de R$ 89,90.

A capa da biografia de Lina Bo Bardi.

Essa está longe de ser a primeira obra do pesquisador e artista Zeuler R. Lima sobre a vida da arquiteta. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia, Lima já publicou o ensaio biográfico Lina Bo Bardi pela Yale Press, em 2013, e livros como “Lina Bo Bardi, Drawings” e “Lina Bo Bardi Dibuja”, que acompanharam as respectivas exposições sobre a arquiteta e tiveram sua curadoria.

O interior do prédio do Sesc Pompeia, em São Paulo.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qua
05/Mai
'ARTE CONTEMPORANEA FEMININA' -
Saiba mais
Sáb
29/Mai
Mostra sobre 'Arte Italiana na Pandemia' será inaugurada em 29/5 - Exposição inédita será realizada na MAC USP até 22 de agosto
Saiba mais
Ter
01/Jun
"Arte Contemporanea Feminina" -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
Exposição-
Saiba mais
Seg
14/Jun
"GESTUALIDADE" -
Saiba mais
Sex
18/Jun
Visita virtual à exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira -
Saiba mais