Carregando... aguarde
Fotos inéditas mostram a amizade complexa de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat - Guia das Artes
Fotos inéditas mostram a amizade complexa de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat
Fotos inéditas mostram a amizade complexa de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat
O livro 'Warhol on Basquiat' oferece uma visão fascinante da vida dos dois ícones da arte moderna.
inserido em 2020-01-16 14:42:44
Conteúdo

 

A vida de um artista sempre foi invejável pra mim: dias solitários passados num estúdio (sempre num loft muito bem iluminado, sempre usando um macacão largo manchado de tinta) criando algo que você quer criar – e, em alguns casos, sendo muito bem pago pra isso.

 

Pode haver uma certa fama – não tanta que você não possa sair de casa sem ser seguido por paparazzi – e pode haver uma grande fortuna; a escultura “Rabbit” de Jeff Koons recentemente foi vendida por US$91,1 milhões, a quantia mais alta já paga pelo trabalho de um artista vivo.

Claro, esse estilo de vida tem suas desvantagens, como a pressão esmagadora para criar algo único, algo de importância. Mas até isso pode ser bastante atraente para alguns, como eu, que ficam sentados num escritório digitando no computador oito horas por dia.

Tudo isso pra dizer: o livro Warhol on Basquiat, um vislumbre íntimo da vida dos dois ícones da arte moderna, cimentou minha atração por esse mundo.

Com centenas de fotos inéditas, trechos dos diários de Andy Warhol e trabalhos colaborativos dos artistas, o livro é uma crônica fascinante não só do relacionamento complexo de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, mas também do centro de Nova York nos anos 1980. Muitas fotos parecem íntimas e casuais – em uma, Basquiat está atrás de Warhol, com os braços em volta da cintura dele; em outra, Warhol observa um Basquiat sem camisa levantando pesos. Parece quase um álbum pessoal que você faria na faculdade, documentando sua vida e dos seus amigos, se seus amigos fossem Keith Haring, Fab Five Freddy, Grace Jones e Madonna.

O livro é hipnótico, vasto e oferece muito entretenimento. Abaixo você vê algumas das nossas imagens favoritas.

 

Fonte: https://www.vice.com/pt_br/article/3k3p8b/fotos-ineditas-mostram-a-amizade-complexa-de-andy-warhol-e-jean-michel-basquiat

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais